Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Libertados mineiros chineses sequestrados na Nigéria

Dois mineiros chineses raptados na segunda-feira no sudoeste da Nigéria foram libertados na quarta-feira, disse hoje uma porta-voz da polícia, Yemisi Opalola.

Libertados mineiros chineses sequestrados na Nigéria
Notícias ao Minuto

18:30 - 08/04/21 por Lusa

Mundo Nigéria

Os dois mineiros foram raptados numa mina na aldeia de Okepa Itikan, no estado nigeriano de Osun, por homens armados não identificados que dispararam e feriram os seguranças.

Foram "resgatados ilesos por volta das 21 horas de ontem [quarta-feira]", disse Opalola numa declaração, sem avançar pormenores sobre se foi pago algum resgate e dizendo apenas que a polícia estava a perseguir os raptores.

Os raptos para resgate são comuns na Nigéria, especialmente no Sul, rico em petróleo, e as empresas chinesas - que trabalham em grandes e dispendiosos projeto mineiros, ferroviários, aeroportuários e rodoviários - são alvos privilegiados.

Em 01 de fevereiro, três homens chineses foram raptados e a sua escolta policial morta na sequência de uma disputa com trabalhadores num local de mineração na área de Atakumosa, no estado de Osun.

Foram libertados após terem passado quase uma semana em cativeiro.

Em julho passado, quatro homens chineses foram raptados de uma pedreira na parte sul do estado de Cross River e libertados um mês mais tarde.

Leia Também: Mais de 1.800 reclusos escapam de uma prisão na Nigéria após ataque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório