Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Myanmar. EUA anunciam sanções contra empresa de pedras preciosas

Os Estados Unidos anunciaram hoje sanções contra uma empresa estatal birmanesa produtora de pedras preciosas, alegando que querem privar desses ativos a junta militar responsável pela repressão a manifestantes pró-democracia.

Myanmar. EUA anunciam sanções contra empresa de pedras preciosas
Notícias ao Minuto

16:57 - 08/04/21 por Lusa

Mundo Myanmar

O Departamento do Tesouro dos EUA anunciou que congelará todos os ativos e proibirá qualquer transação com a empresa Myanmar Gems Enterprise, que regula a atividade de mineração e comercialização de jade e outras pedras preciosas.

Washington compromete-se a "privar o exército birmanês de fontes de financiamento, principalmente de empresas estatais de Myanmar", disse Andrea Gacki, supervisor dos programas de sanções dos EUA.

"Os Estados Unidos continuarão a trabalhar incansavelmente, inclusivamente com parceiros na região e em todo o mundo, para restaurar a democracia e o Estado de Direito em Myanmar, e a responsabilizar aqueles que procuram minar esses valores", acrescentou Gacki.

O Governo dos EUA já tinha imposto sanções contra os líderes do exército birmanês, que tomou o poder em 01 de fevereiro, quando detiveram a líder civil Aung San Suu Kyi e reprimiram duramente todos os protestos que se têm sucedido, provocando centenas de mortes.

Contudo, esta medida não restabelece a proibição total de vendas de jade e rubis birmaneses, que tinha sido levantada em 2016 pelo Congresso dos EUA, com a justificação de ser prejudicial aos pequenos empresários.

O Departamento do Tesouro norte-americano disse ainda que as novas sanções "não se dirigem ao povo birmanês".

Leia Também: Junta Militar em Myanmar condiciona acesso à Internet e confisca antenas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório