Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

As imagens das buscas contrarrelógio na Indonésia após ciclone

Mais de cem pessoas morreram na sequência da passagem do ciclone tropical Seroja na Indonésia. As buscas, num arquipélago devastado, continuam e tudo vale para encontrar os desparecidos. Com pás, enxadas e as próprias mãos, polícias, soldados e trabalhadores não medem esforços nesta 'luta'.

Notícias ao Minuto

09:49 - 08/04/21 por Filipa Matias Pereira com Lusa

Mundo Indonésia

Imagens captadas através da objetiva da Reuters mostram a dura realidade que se vive na Indonésia, após uma tempestade resultante da passagem do ciclone tropical Seroja ter devastado, no fim de semana, várias ilhas do arquipélago indonésio. 

Num trabalho incessante e contrarrelógio, as equipas de resgates multiplicam esforços para encontrar os desaparecidos, apesar de a chuva continuar a cair e dificultar as buscas. Centenas de polícias, soldados e moradores têm escavado por entre os escombros com pás, enxadas e as próprias mãos à procura de soterrados.

De acordo com o último balanço da agência noticiosa Associated Press, já morreram 119 pessoas na sequência da tempestade, mas estes números variam consoante as agências. A francesa AFP, por exemplo, dá conta de 124 óbitos e a espanhola EFE fala em 138 mortos e 61 desaparecidos.

O ciclone, refira-se, afetou sobretudo as ilhas de Lembata e Alor, além do vizinho Timor-Leste, onde já morreram 34 pessoas. Em Lembata, a chuva torrencial lançou lava solidificada de uma erupção vulcânica sobre uma dúzia de aldeias, matando pelo menos 28 pessoas e deixando 44 desaparecidos, de acordo com a agência indonésia de gestão de desastres.

O distrito de Flores Leste, na ilha de Adonara, foi, no entanto, o que sofreu maiores perdas: foram recuperados 67 corpos e seis pessoas estão desaparecidas. 

Centenas de casas e outros edifícios foram varridos pelas cheias, principalmente nas ilhas de Lembata e Alor, e existem várias estradas destruídas, enquanto outras estão cortadas por montanhas de lama e árvores caídas.

Os cerca de 8.000 desalojados foram distribuídos por vários centros e campos montados pelas autoridades.

Veja, na galeria acima, as imagens das buscas. 

Leia Também: Balanço. Pelo menos 126 mortos e dezenas de desaparecidos na Indonésia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório