Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Taiwan inicia testes de mísseis com navios militares chineses por perto

Taiwan deu hoje início a três dias de testes de sistemas de mísseis, tendo detetado na proximidade do local dois navios militares chineses, noticia a agência CNA.

Taiwan inicia testes de mísseis com navios militares chineses por perto
Notícias ao Minuto

06:34 - 08/04/21 por Lusa

Mundo Embarcações

Segundo fonte militar taiwanesa, uma das embarcações detetadas hoje próximo da Ilha Orchid deverá ser um navio de reconhecimento da Frota do Mar do Sul da China, do Exército de Libertação do Povo (ELP) chinês. 

Os radares da Marinha taiwanesa seguiram ainda uma fragata do ELP navegando na terça-feira próximo da mesma ilha, onde decorrem os testes. 

O Instituto de Ciência e Tecnologia Chung-Shan, ligado às Forças Armadas taiwanesas, realiza testes na base militar de Jioupeng entre hoje e 9 de abril, repetindo de 13 a 16 deste mês. 

O comando militar taiwanês não revelou qual o tipo de mísseis a testar.

Numa inversão na tradicional política de primazia à capacidade de defesa de Taiwan face a uma possível invasão da China - que reclama a soberania do território e nunca excluiu o uso de força militar para "reunificar" a ilha - a presidente taiwanesa Tsai Ing-wen estabeleceu como prioridade o desenvolvimento de capacidade dissuasora "assimétrica". 

Já este mês, a Força Aérea de Taiwan anunciou que vai comprar mísseis terra-ar Patriot de última geração, fabricados pela norte-americana Lockheed Martin, para se reforçar perante um possível ataque da China.

Segundo a Força Aérea taiwanesa, serão adquiridos mísseis do modelo Patriot Advanced Capability 3 (PAC-3) Missile Segment Enhancement (MSE), que começarão a ser entregues em 2025, estando disponíveis no ano seguinte. 

Fonte oficial da Força Aérea taiwanesa afirmou, citado pela imprensa local, que a decisão de comprar os novos mísseis se baseou "na ameaça do inimigo".

Num debate no Parlamento taiwanês, o ministro da Defesa Chiu Kuo-cheng afirmou no mês passado que o desenvolvimento de capacidade balística de longo alcance se mantém uma prioridade e que o desenvolvimento, a cargo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Chung-Shan, "nunca parou".

Leng Chin-hsu, diretor-adjunto do Instituto, revelou que um míssil terrestre de longo alcance está em produção e outros três em desenvolvimento. 

Taiwan realizou recentemente lançamentos-teste de mísseis, noticiados pela imprensa local, em relação aos quais não eram conhecidos mais pormenores.

O desenvolvimento de mísseis de longo alcance dá a Taiwan a capacidade de atingir alvos no interior da China. 

Hoje, um contra-torpedeiro norte-americano, USS John S. McCain (DDG 56), aproximou-se do Estreito de Taiwan, ainda segundo a CNA, que cita a 7ª frota da Marinha norte-americana. 

"O trânsito do navio pelo Estreito de Taiwan demonstra o compromisso dos EUA com um Indo-Pacífico livre e aberto. Os militares dos Estados Unidos continuarão a voar, navegar e operar em qualquer lugar que a lei internacional permitir", refere a nota. 

Na terça-feira, a Marinha da China disse que exercícios militares navais como os que está a realizar próximo das águas de Taiwan, envolvendo um porta-aviões, serão "regulares no futuro". 

Em comunicado, a Marinha chinesa afirmou que a frota, liderada pelo porta-aviões Liaoning, realiza exercícios de "rotina" para "aumentar a sua capacidade de salvaguardar a soberania nacional, segurança e interesses de desenvolvimento". 

De acordo com o diário oficial chinês Global Times, da frota faz parte o Nanchang, contra-torpedeiro da nova série Tipo 055, cuja combinação com porta-aviões será "uma configuração-padrão dos grupos de missão de porta-aviões chineses no futuro". 

Taiwan e Estados Unidos assinaram este mês um memorando de entendimento para criação de um Grupo de Trabalho da Guarda Costeira, na sequência da recente aprovação pela China de uma Lei da Guarda Costeira que autoriza o uso de força contra navios estrangeiros em águas em que é reclamada a soberania chinesa, como é o caso de Taiwan.

 

Leia Também: Exercícios navais chineses junto a águas de Taiwan serão "regulares"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório