Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Irão saúda abertura de "novo capítulo" sobre nuclear em Viena

O Presidente iraniano, Hassan Rouhani, congratulou-se hoje com a abertura de um "novo capítulo", um dia depois do início de negociações em Viena entre Teerão e a comunidade internacional para tentar salvar o acordo sobre o nuclear iraniano.

Irão saúda abertura de "novo capítulo" sobre nuclear em Viena
Notícias ao Minuto

12:32 - 07/04/21 por Lusa

Mundo Irão

O acordo, concluído na capital austríaca em 2015, sofreu um duro golpe quando os Estados Unidos o abandonaram unilateralmente sob a Presidência de Donald Trump em 2018.

Em resposta à retirada, acompanhada de uma avalanche de sanções dos Estados Unidos contra a República Islâmica, Teerão tem vindo gradualmente a deixar de cumprir as suas obrigações no âmbito do pacto.

O objetivo das discussões em Viena é conseguir que os Estados Unidos regressem ao acordo e que o Irão volte à aplicação rigorosa do seu texto.

Como Teerão recusa qualquer encontro direto com Washington, as negociações decorrem por um lado entre os Estados ainda parte do pacto (Irão e os 4+1, os restantes quatro países membros do Conselho de Segurança - Reino Unido, França, China e Rússia - mais a Alemanha, assim como a União Europeia garante do acordo) e por outro entre europeus e norte-americanos.

"[Na terça-feira] foi aberto um novo capítulo", declarou Rohani, discursando no Conselho de Ministros.

"Se [Washington] mostrar seriedade e honestidade -- é tudo o que pedimos (...) - penso que poderemos negociar em pouco tempo, se necessário, com o 4+1", adiantou o Presidente iraniano, segundo o qual "os Estados Unidos podem cumprir [as suas obrigações] sem negociações".

Do lado do Irão, da UE e dos 4+1, dois grupos de especialistas -- um sobre as sanções e outro sobre o programa nuclear -- começaram a trabalhar na terça-feira para definir um roteiro.

O processo pode durar "15 dias, um mês, não se sabe", disse um diplomata europeu questionado pela agência France-Presse.

Na terça-feira à noite, quer o Irão quer os Estados Unidos consideraram que as discussões do primeiro dia tinham sido "frutuosas".

Leia Também: Irão com maior número de contágios pelo segundo dia consecutivo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório