Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

AstraZeneca: Cientista admite que planos de vacinação podem ser afetados

Especialistas admitem que as investigações sobre a ligação entre a vacina da AstraZeneca e a criação de coágulos de sangue podem afetar a distribuição da vacina e, consequentemente, os planos de vacinação.

AstraZeneca: Cientista admite que planos de vacinação podem ser afetados
Notícias ao Minuto

13:21 - 07/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

O professor Adam Finn, que faz parte do comité de peritos em vacinas do governo britânico, afirma que a distribuição da vacina da AstaZeneca é fundamental, mas admite que as investigações que estão a ser levadas a cabo "podem, potencialmente" afetar o plano de vacinação.

Recorde-se que os casos de trombose associados à administração da vacina foram considerados um risco menor, em relação às inoculações bem sucedidas que já aconteceram. A Agência Europeia do Medicamento (EMA) exortou mesmo as pessoas a não terem medo da vacina.

Contudo, as novas avaliações que estão a ser feitas, e o comentário de um especialista da EMA, que disse ser "claro" que existe uma relação entre a vacina e os coágulos sanguíneos, poderá ter efeitos negativos na distribuição da vacina.

Adam Finn, que faz parte do Comité Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI), admite que a polémica pode afetar o plano de vacinação, embora continue a defender que é vital continuar a administrar esta vacina.

A Agência Europeia de Medicamento (EMA) vai pronunciar-se hoje sobre a possível relação entre a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca e a formação de coágulos sanguíneos, anunciou a organização.

A conferência de imprensa online está agendada para as 14h00 GMT (15h00 em Lisboa) e terá como tema "a conclusão do exame ao alerta" lançado sobre esta vacina em relação aos "casos de trombose".

Leia Também: Ministra da Saúde convoca reunião de urgência para debater AstraZeneca

Recomendados para si

;
Campo obrigatório