Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Espanha volta atrás e propõe que se possa estar nas praias sem máscara

Polémico documento decretava uso obrigatório de máscara nas praias e piscinas.

Espanha volta atrás e propõe que se possa estar nas praias sem máscara
Notícias ao Minuto

11:48 - 07/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Depois da polémica nova lei sobre as medidas de prevenção e contenção da Covid-19, no final do mês passado, que impunha a utilização de máscaras em qualquer espaço público, independentemente da distância interpessoal que pudesse existir - praias, piscinas e campo incluídos -, o ministério espanhol da Saúde voltou atrás na decisão. 

O projeto polémico, que desde logo teve vozes contra de governos regionais, vai agora ser revisto, avança o ABC. O governo do país vai assim propor às comunidades autónomas que a máscara não seja obrigatória sempre que se possa manter uma distância de segurança de, pelo menos, 1,5 metros. 

De acordo com a publicação, este novo decreto "contempla que em lugares como praias, piscinas, rios, lagos ou pântanos se possa prescindir do uso das máscaras", sempre que haja a referida separação entre "pessoas não conviventes". 

Contudo, a obrigação de usar o equipamento de proteção individual mantém-se quando as pessoas estiverem em movimento, como por exemplo, durante passeios na praia, "mesmo que esta esteja vazia". A exceção vai para a prática de desporto nestes locais. 

Este novo decreto vai ser debatido hoje no Consejo Interterritorial del Sistema Nacional de Salud (CISNS). O acordo que daqui sair vai dar origem a uma modificação da anterior proposta. 

Leia Também: Espanha com 6.623 novos casos e 128 mortes nas últimas 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório