Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Primeira reunião "frutuosa" em Viena sobre nuclear iraniano

As primeiras discussões para tentar salvar o acordo internacional sobre o nuclear iraniano, que se iniciaram hoje em Viena, foram "frutuosas", anunciou Mikhail Ulianov, o embaixador russo junto das organizações internacionais após uma reunião da comissão mista.

Primeira reunião "frutuosa" em Viena sobre nuclear iraniano
Notícias ao Minuto

17:09 - 06/04/21 por Lusa

Mundo Acordo nuclear

"O restabelecimento" do acordo, concluído em 2015 em Viena e numa fase crítica após a retirada em 2018 dos Estados Unidos, "não surgirá no imediato. Vai levar tempo", escreveu na rede social Twitter.

O diplomata acrescentou que o "mais importante (...) foi ter-se iniciado o trabalho prático para atingir esse objetivo".

Previamente, o Irão tinha-se congratulado com as declarações de responsáveis norte-americanos que indicam o provável levantamento das sanções ligadas ao programa nuclear iraniano, quando se vislumbra a possibilidade de negociações no quadro do acordo de Viena.

"Para nós é uma posição realista e promissora. Essa posição pode ser o início da correção de um mau processo que colocou a diplomacia num impasse. Nós saudamos essas declarações", disse o porta-voz do governo iraniano, Ali Rabii, durante uma conferência de imprensa hoje em Teerão.

Rabii respondia a uma questão sobre as declarações de Rob Malley, emissário da Casa Branca para o Irão, à estação pública de televisão norte-americana PBS, na passada sexta-feira.

"Os Estados Unidos sabem que, para se voltar a respeitar (o acordo de Viena), devem levantar-se todas as sanções que estão em contradição com o tratado (...) sobre a energia nuclear do Irão", disse Malley.

O acordo internacional sobre a energia nuclear iraniana concluído em Viena em 2015 foi afetado pela decisão unilateral dos Estados Unidos que, em 2018, sob a administração do ex-Presidente Donald Trump, abandonou o tratado e impôs sanções contra Teerão.

A União Europeia e os Estados que ainda fazem parte do acordo sobre a questão nuclear: o Irão e o grupo P4+1 (os quatro com assento permanente no Conselho de Segurança - China, França, Reino Unido e Rússia - e Alemanha) têm pedido o regresso dos Estados Unidos ao tratado, no quadro de novas conversações em Viena.

De acordo com o Departamento de Estado norte-americano, Rob Malley vai deslocar-se à capital austríaca para discutir com o grupo P4+1 e a União Europeia que está a tentar mediar o processo relativo ao eventual regresso dos Estados Unidos ao acordo.

Não estão agendadas discussões diretas entre o Irão e os Estados Unidos.

Na segunda-feira, o porta-voz da diplomacia norte-americana, Ned Price, disse que Washington está "prestes a examinar" o levantamento das sanções impostas ao Irão, mas apenas as que dizem respeito à questão da energia nuclear.

"Nós não vamos adotar gestos unilaterais nem vamos fazer concessões para convencermos o Irão", disse ainda Ned Price.

"A fórmula inicial é a que ainda está em vigor - o levantamento limitado das sanções nucleares em troca de limitações permanentes e verificáveis do programa nuclear iraniano", acrescentou.

Leia Também: Irão diz que regresso dos EUA ao acordo nuclear depende dos europeus

Recomendados para si

;
Campo obrigatório