Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Lula da Silva lidera, pela primeira vez, corrida presidencial de 2022

De acordo com a sondagem da XP/Ipespe o líder do PT aparece com um ponto percentual à frente do atual presidente, Jair Bolsonaro.

Lula da Silva lidera, pela primeira vez, corrida presidencial de 2022
Notícias ao Minuto

11:34 - 06/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Brasil

Uma sondagem da XP/Ipespe revela que Lula da Silva lidera, pela primeira vez, a corrida presidencial de 2020, à frente do atual presidente, por um ponto percentual.

De acordo com a Veja o representante do Partido dos Trabalhadores (PT) tem 29% das intenções de voto, na sondagem, realizada nos dias 29, 30 e 31 de março, enquanto que Jair Bolsonaro tem 28%

Na sondagem anterior, Bolsonaro tinha conquistado 27% das intenções de voto, enquanto Lula tinha apenas 25%.

Bem distantes destes dois, estão o ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro e Ciro Gomes, cada um com 9%.

Se os candidatos forem a uma segunda volta, ainda segundo a mesma sondagem, Lula ganha com uma vantagem bem mais folgada: 42% contra 38% de Bolsonaro.

A mesma sondagem revelou que o número de eleitores que estão contra o atual presidente do Brasil continua a crescer. Em outubro, apenas 31% considerava o governo “péssimo”. Agora, quase metade (48%) dos brasileiros acredita que o atual Governo não é digno de estar no poder.

Apesar disso, no que se refere ao desempenho do combate à pandemia, a avaliação dos entrevistados melhorou. Em outubro, 18% consideravam o combate “bom ou ótimo”, uma percentagem que subiu agora para 21%. Já os que acham que a luta está a ser “péssima” diminuíram de 61% para 58%.

De acordo com a Veja, a margem de erro máxima desta sondagem é de 3,2 pontos percentuais.

Recorde-se que Lula da Silva, que teve recentemente as suas condenações na operação Lava Jato anuladas e voltou a ser elegível, já admitiu publicamente a possibilidade de voltar a concorrer à Presidência do Brasil caso o Partido dos Trabalhadores (PT) se os seus aliados concordem.

"Quando chegar o momento de concorrer às eleições, se o meu partido (PT) e os partidos aliados entenderem que eu posso ser o candidato, se eu estiver bem, com a saúde e energia que eu tenho hoje, eu posso reassegurar que eu não vou negar essa convocação, mas eu não quero falar sobre isso", disse Lula, no mês passado, em entrevista à rede de televisão norte-americana CNN.

Já na semana passada, seis personalidades brasileiras, vistas como possíveis candidatos às eleições presidenciais de 2022, entre elas Ciro Gomes, assinaram um manifesto em defesa da democracia no país, num movimento que foi visto como uma aliança política contra Bolsonaro, que admite recandidatar-se ao cargo presidencial.

A carta foi assinada pelos ex-candidatos à Presidência do Brasil em 2018 Ciro Gomes e João Amoêdo, pelos governadores estaduais João Doria e Eduardo Leite, pelo antigo ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e pelo apresentador televisivo Luciano Huck, todos eles vistos pelo setor político e pela imprensa brasileira como potenciais candidatos ao sufrágio presidencial do próximo ano. 

Leia Também: Lula da Silva recebe segunda dose da vacina salientando papel da ciência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório