Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Variantes obrigam Ontário a voltar atrás com planos de reabertura

A província mais populosa do Canadá, Ontário, deverá atingir os 800 doentes em UCI no final de abril.

Variantes obrigam Ontário a voltar atrás com planos de reabertura
Notícias ao Minuto

16:27 - 04/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Canadá

Na passada quinta-feira, perante um cenário de aumento significativo de internamentos em enfermaria e em UCI, o governador do Ontário, Doug Ford, foi forçado a reverter os planos para reabrir e, ao invés disso, anunciou um mês de confinamento.

Esta decisão, explica o Guardian, chegou depois de vários alertas por parte de profissionais de Saúde e epidemiologistas da província mais populosa do Canadá, nos quais sublinhavam que o alívio das restrições, a falta de apoio para baixas de trabalhadores essenciais e as novas variantes iriam causar uma terceira vaga.

Estes receios acabaram por se confirmar, pelo menos, em parte. As autoridades de Saúde indicaram que a província estava em risco por causa da rapidez da propagação das novas variantes.

"À medida que as variantes de espalham, a Covid vai matando mais rápido e pessoas mais jovens", indicou Adalsteinn Brown, um dos responsáveis pelo grupo de trabalho para a Covid-19 de Ontário.

A província do Quebeque, por exemplo, que sempre resistiu ao encerramento de escolas, anunciou o confinamento de três cidades por causa das variantes.

Em Ontário, onde se espera que as novas restrições desacelerem o crescimento de casos, as previsões sugerem que os pacientes em cuidados intensivos deverão chegar aos 800 no final de abril, quase o dobro do número atual.

O Canadá, que conta cerca de 23.000 mortes desde o início da pandemia de Covid-19, já ultrapassou o número simbólico de um milhão de casos de coronavírus, mais de um terço dos quais em Ontário.

Leia Também: AO MINUTO: 150 mil testados nas escolas; 6.100 não passaram na fronteira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório