Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Cinco mulheres, uma supeita de atos violentos, detidas no sul de França

Cinco mulheres foram detidas hoje de madrugada em Béziers, no sul de França, incluindo uma suspeita de cometer atos violentos, disseram à AFP fontes próximas à investigação judiciária.

Cinco mulheres, uma supeita de atos violentos, detidas no sul de França
Notícias ao Minuto

13:16 - 04/04/21 por Lusa

Mundo França

Estas detenções foram efetuadas pela Direção-Geral de Segurança Interna (DGSI) com base em elementos que originaram o receio de ações violentas, explicou uma fonte próxima à investigação, sublinhando que a Polícia estava a chegar para começar e que se tratava de determinar a natureza do possível projeto.

O Ministério Público abriu uma investigação preliminar por "associação criminosa terrorista".

Uma fonte judicial disse à AFP que apenas uma das detidas era suspeita de vir a cometer atos violentos.

Quanto às outras quatro mulheres detidas, a mãe e três irmãs da pessoa inicialmente visada pela operação judicial, pelo menos uma das quais é menor.

Foram detidas por estarem na casa, segundo a mesma fonte.

Segundo o semanário Le Point, estas detenções foram feitas "no bairro de La Dévèze", a sudeste de Béziers.

O semanário também indicou, citando uma fonte local, que estas mulheres "eram conhecidas por serem radicalizadas e, relativamente a algumas delas, por terem visto vídeos" do grupo autoproclamado Estado Islâmico.

Mesmo que os atos terroristas de inspiração jihadista sejam perpetrados de forma esmagadora por homens, em França as mulheres já foram condenadas por tais atos.

Quatro mulheres que se tornaram a "cara da jihad feminina" de acordo com a acusação antiterrorismo, incluindo Ornella Gilligmann e Inès Madani, que tentou fazer explodir um carro perto da catedral de Notre-Dame, em Paris em 2016, foram condenadas, em 2019, a penas de até 30 anos de reclusão.

Leia Também: CE e França alcançam acordo de princípio sobre ajuda à Air France

Recomendados para si

;
Campo obrigatório