Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Inundação em ilha na Indonésia provoca 23 mortos e dois desaparecidos

Pelo menos 23 pessoas morreram e outras duas estão desaparecidas após uma inundação repentina causada por chuvas torrenciais na ilha das Flores, no leste da Indonésia, de acordo com informações avançadas pelas autoridades locais.

Inundação em ilha na Indonésia provoca 23 mortos e dois desaparecidos
Notícias ao Minuto

10:33 - 04/04/21 por Lusa

Mundo Ilha das Flores

"A rápida inundação que ocorreu bem cedo [este domingo] matou 23 pessoas, deixou 9 feridos e dois desaparecidos", disse o porta-voz da agência nacional de gestão de catástrofes, Raditya Jati, citado pela agência France-Presse.

As chuvas torrenciais registadas na região causaram inundações em vários distritos da ilha das Flores, onde a maioria da população e católica, com os incidentes a registarem-se cerca da 01:00 horas locais (18:00 de sábado em Portugal continental), pouco tempo antes do início das celebrações da Páscoa.

De acordo com o referido porta-voz, dezenas de casas ficaram cobertas de lama, com as chuvas torrenciais a provocarem ainda a destruição de duas pontes e várias estradas na parte oriental da ilha.

Por este motivo, apenas o acesso por mar, a partir da ilha de Adonara, é agora possível, mas segundo o mesmo responsável, "a precipitação e a forte ondulação não permitiram a travessia".

As previsões apontam para que estas condições meteorológicas extremas se mantenham ao longo desta semana na região.

Também hoje na cidade de Bima as chuvas torrenciais que se registaram fizeram transbordar as barragens, com mais de 10 mil casas ficaram submersas.

As autoridades indicaram ainda que deste incidente resultou a morte de duas pessoas.

Também em Timor-Leste, que faz fronteira com a Indonésia, as chuvas provocaram cheias que atingiram grande parte da cidade de Díli e fizeram pelo menos 11 mortos, segundo um balanço atualizado, mas ainda provisório da Proteção Civil.

Leia Também: Díli vive situação de "calamidade" com inundações na cidade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório