Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Myanmar: Guerrilha étnica local prevê "guerra civil ou uma revolução"

O Exército Nacional Chin (CNA), uma das guerrilhas étnicas ativas em Myanmar, considera que a crise após o golpe de Estado vai piorar para "uma guerra civil ou uma revolução", defendendo o combate à junta militar no poder.

Myanmar: Guerrilha étnica local prevê "guerra civil ou uma revolução"
Notícias ao Minuto

18:18 - 03/04/21 por Lusa

Mundo Myanmar

"Os protestos liderados pelo povo entraram numa nova fase, convertendo-se num levantamento. Prevejo algo muito pior: uma guerra civil ou uma revolução", disse hoje à agência Efe o porta-voz do CNA Salai Htet Ni, falando a partir de um local indeterminado na província de Chin, no oeste do país, junto à fronteira com a Índia.

A guerrilha planeia pôr fim ao acordo de cessar-fogo que assinou com o Governo de Myanmar (ex-Birmânia), perante a necessidade de se colocar ao lado da população que enfrente a repressão militar e policial, que já fez cerca de 550 mortos.

"Não podemos ficar de braços cruzados e não fazer nada enquanto as tropas da junta militar continuam a matar manifestantes. Devemos colocar-nos do lado dos sonhos e dos apelos do povo de Myanmar até ao final", referiu.

Salai Htet Ni defendeu que, nesta altura, "os grupos étnicos armados têm agora um inimigo comum", devendo unir-se "e lutar pela restauração da democracia em Myanmar", respondendo a um pedido já feito por deputados eleitos no país.

Quase todas as minorias étnicas, incluindo os chin, kachin, karen, kokang, kayah, mon, rakain, shan e wa reclamam uma maior autonomia para os seus territórios, e, juntas, representam mais de 30% dos 53 milhões de habitantes de Myanmar.

Uma das medidas da CNA para proteger a população é ajudar manifestantes ou membros das forças de segurança que recusam cumprir as ordens do exército a fugir para a Índia, que partilha mais de 1.600 quilómetros de fronteira com Myanmar.

No dia 12 de março, o Ministério do Interior da Índia tinha informado os estados nordestinos que fazem fronteira com Myanmar (Mizoram, Nagaland, Manipur e Arunachal Pradesh) para tomar as medidas necessárias para deter a passagem ilegal de birmaneses.

Nova Deli justifica a sua posição por não fazer parte da Convenção dos Refugiados de 1951, pelo que, apesar de condenar a violência em Myanmar e pedir a restauração da democracia, não tem a responsabilidade de abrir fronteiras nem aceitar pedidos de asilo.

Leia Também: China com 26 casos, sete por contágio em província vizinha de Myanmar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório