Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Golden Parade. 22 múmias transportadas em desfile histórico no Egito

As 22 múmias serão transportadas do Museu Egípcio para o Museu Nacional da Civilização Egípcia. O desfile histórico é transmitido online e levou as autoridades egípcias as fechar as estradas ao longo do rio Nilo.

Golden Parade. 22 múmias transportadas em desfile histórico no Egito
Notícias ao Minuto

17:41 - 03/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo mumias

Decorre, este sábado, no Egito, um desfile - a 'Golden Parade' - para transportar 22 múmias, de 18 reis e de quatro rainhas, do Museu Egípcio para o Museu Nacional da Civilização Egípcia. As múmias serão transportadas em cápsulas especialmente concebidas para o efeito.

O desfile percorrerá um trajeto de cerca de cinco quilómetros, entre o Museu Egípcio na Praça Tahrir, no centro do Cairo, e o Museu Nacional da Civilização Egípcia, em Fustat, o que levou as autoridades a fechar as estradas ao longo do rio Nilo.

A cerimónia, refere a Al Jazira, foi projetada para despertar o interesse nas antiguidades do Egito numa altura em que o turismo está severamente afetado devido às restrições impostas para controlar a pandemia de Covid-19. 

Durante o desfile, as múmias são transportadas em cápsulas com nitrogénio, carregadas em carrinhos também projetados para garantir a sua estabilidade, como revelou o arqueólogo egípcio Zahi Hawass à emissora de Doha. 

“Escolhemos o Museu da Civilização porque queremos, pela primeira vez, exibir as múmias de maneira civilizada, educada, e não para diversão como no Museu Egípcio”, indicou. 

As múmias, refira-se, foram descobertas em dois lotes no complexo de templos mortuários de Deir el-Bahari, situado na margem ocidental do rio Nilo, no lado oposto à cidade de Luxor, no Egito, e perto do Valley of the Kings - um vale egípcio. 

A múmia mais velha é Seqenenre Tao, o último rei da 17.ª dinastia, que reinou no século 16 antes de Cristo. Quem assistir ao desfile terá ainda oportunidade de ver as múmias de Ramses II, Seti I e Ahmose-Nefertari.

Para a Salima Ikram, egiptóloga da Universidade Americana no Cairo, este desfile, de "grande pompa e circunstância", permitirá às "múmias receberem o que merecem". 

Notícias ao Minuto Preparação da 'Golden Parade'© REUTERS/Mohamed Abd El Ghany  

Veja a transmissão, em direto, da 'Golden Parade':

Leia Também: Suez. Egito quer indemnização superior a mil milhões por encalhe de navio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório