Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Novo Governo eslovaco toma posse depois de crise causada por vacinas

O novo Governo eslovaco, liderado por Eduard Heger, tomou hoje posse, encerrando uma longa crise política desencadeada pela decisão do ex-primeiro-ministro de comprar as vacinas russas anti-covid-19 Sputnik V.

Novo Governo eslovaco toma posse depois de crise causada por vacinas
Notícias ao Minuto

12:05 - 01/04/21 por Lusa

Mundo Eslováquia

Igor Matovic renunciou na terça-feira ao seu cargo, após intensas críticas dentro da coligação governamental devido sobretudo à sua gestão da pandemia, que atingiu duramente a Eslováquia.

"As pessoas esperam ação e resultados. Temos muito que fazer", afirmou hoje Eduard Heger, após a cerimónia, enquanto a Presidente, Zuzana Caputova, referia que o novo Governo tem de "restaurar a confiança dos cidadãos".

Matovic permanece no Governo como ministro das Finanças, o antigo cargo de Heger.

A pasta da Saúde foi entregue a Vladimir Lengvarsky, até agora diretor do Hospital Central do Exército.

A crise de saúde diminuiu ligeiramente na Eslováquia nos últimos dias, mas o país, que ocupou durante semanas o primeiro lugar do mundo na lista dos países com mais mortes 'per capita' causadas por covid-19.

Atualmente o país encontra-se no sétimo lugar, com uma média de 17,97 mortes por cada 100.000 habitantes registada nos últimos 14 dias, de acordo com uma contagem da AFP baseada em dados oficiais.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2,8 milhões de mortos no mundo, resultantes de mais de 128,1 milhões de casos de infeção.

Leia Também: PM eslovaco demite-se, ministro das Finanças designado para o substituir

Recomendados para si

;
Campo obrigatório