Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Funcionário que aceitou nota falsa de George Floyd sente "culpa"

Christopher Martin disse em tribunal que "isto podia ter sido evitado" se não tivesse aceitado a nota. Afirmou que Floyd aparentava estar sob o efeito de drogas e que parecia não saber que estava a dar uma nota falsa.

Funcionário que aceitou nota falsa de George Floyd sente "culpa"
Notícias ao Minuto

11:38 - 01/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Caso George Floyd

Prossegue em Minneapolis o julgamento de Derek Chauvin, o antigo polícia acusado do homicídio de George Floyd, em maio do ano passado. Esta quarta-feira, decorreu o terceiro dia do julgamento que ficou marcado por diversos testemunhos de pessoas que viram Chauvin a pressionar o pescoço de Floyd durante nove minutos.

Um dos testemunhos que sobressaiu foi o de Christopher Martin, o funcionário que estava a trabalhar na caixa da loja onde George Floyd usou uma nota falsa de 20 dólares para comprar um maço de cigarros.

Segundo o The Guardian, Martin admitiu em tribunal sentir “culpa” pelo papel que desempenhou nos eventos que se seguiram, por ter aceitado a nota falsa que Floyd lhe deu.

O então funcionário da loja Cup Foods referiu que George Floyd aparentava estar sob o efeito de drogas, mas que não se mostrou ameaçador e até estava “muito conversador”. Martin contou que os dois tiveram uma longa conversa sobre desporto.

Quando Floyd lhe deu a nota de 20 dólares para pagar os cigarros, Martin suspeitou imediatamente que a nota era falsa por causa de uma pigmentação estranha. No entanto, aceitou-a de qualquer das formas mesmo sabendo que aquele valor poderia ser depois descontado do seu salário.

“Achei que o Floyd não sabia que aquela nota era mesmo falsa, por isso estava a fazer-lhe um favor”, assinalou em tribunal.

Mas Martin acabou por mudar de ideias e mostrou a nota ao gerente que lhe disse para ir atrás de Floyd. Martin e outro funcionário aproximaram-se de Floyd, que já estava sentado no seu carro e pediram-lhe para voltar à loja. Após recusar duas vezes, a polícia foi chamada.

Martin recordou em tribunal que estava no interior da loja quando se apercebeu de uma multidão a juntar-se na rua. “Vi pessoas a gritarem. Vi o Derek [Chauvin] com o joelho sobre o pescoço do Floyd. O George estava imóvel. O Chauvin parecia estava a descansar o joelho em cima do pescoço do Floyd”, disse Christopher Martin.

Foram partilhadas imagens captadas durante a detenção de George Floyd onde é possível ver Christopher Martin a assistir a tudo, com as mãos na cabeça. O procurador perguntou-lhe o que estava a pensar naquela altura.

“Estava incrédulo e sentia culpa. Se não tivesse aceitado a nota, isto podia ter sido evitado”, lamentou.

Derek Chauvin está acusado de homicídio em segundo grau.

Leia Também: Floyd: Polícia descrito como "frio" e "cruel" em julgamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório