Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Chocolate oferecido pela Rainha Victoria há 121 anos encontrado intacto

A tablete de chocolate tinha sido mandada fazer pela monarca para oferecer às tropas britânicas a combater na África do Sul.

Notícias ao Minuto

21:07 - 31/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Uma tablete de chocolate com 121 anos, mandada fazer pela Rainha Victoria como oferenda para as tropas britânica que se encontravam a combater na África do Sul, foi encontrada no sótão de uma mansão inglesa.

A lata com o chocolate pertencia a um aristocrata inglês que combateu na Segunda Guerra dos Bóeres (travada entre 1899 e 1902 entre o Império Britânico e as duas nações Bóer, a República sul-africana e o Estado Livre de Orange, sob domínio da África do Sul). O Sir Henry Edward Paston-Bedingfield guardou a oferta da rainha juntamente com o seu capacete de guerra na casa de família, Oxburgh Hall, com 500 anos de existência, em Norfolk, tendo agora sido encontrada. Os itens foram descobertos entre os pertences da sua filha Frances Greathead, após sua morte aos 100 anos, em 2020.

"Apesar de não o querer como presente de Páscoa, ainda está completo e é uma descoberta notável", referiu Anna Forrest, a curadora do património cultura do National Trust que gere Oxburgh Hall à Reuters.

A tampa da lata tem uma mensagem escrita com a letra da monarca, onde se pode ler: "Desejo-lhe um feliz ano novo" e a inscrição "África do Sul 1900", a acompanhar um retrato da Rainha. Foram encomendadas 100 mil tabeletes de 226 gramas de chocolate para aumentar a moral das tropas.

As três fabricantes principais de chocolate britânicas na altura - Cadbury, Fry e Rowntree - eram contra a guerra, então recusaram-se a aceitar pagamento pela encomenda e embalaram o chocolate em latas sem a sua marca.

Apesar de ainda existirem algumas latas, segundo o National Trust, é muito raro encontrar alguma que se saiba a quem pertencia e ainda mais com o chocolate ainda intacto.

Veja as imagens acima.

Leia Também: Empresa de Imperial vendida aos espanhóis da Chocolates Valor

Recomendados para si

;
Campo obrigatório