Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Comandantes dos três ramos das Forças Armadas brasileiras demitem-se

O ministério não anunciou o motivo da saída, nem tão pouco os nomes dos substitutos.

Comandantes dos três ramos das Forças Armadas brasileiras demitem-se
Notícias ao Minuto

17:47 - 30/03/21 por Sara Gouveia

Mundo Brasil

O Ministério da Defesa brasileiro anunciou esta terça-feira, dia 30, a saída dos comandantes dos três ramos das Forças Armadas:  Edson Pujol, do Exército, Ilques Barbosa Junior, da Marinha, e Antônio Carlos Moretti, da Aeronáutica.

Num comunicado enviado à imprensa brasileira, o ministério não revelou o motivo da saída dos três, nem tão pouco anunciou o nome dos substitutos.

As saídas ocorrem um dia depois de Fernando Azevedo e Silva ter deixado o cargo de ministro da Defesa. Para o lugar dele, foi anunciado o general da reserva Walter Souza Braga Netto, que até então comandava a Casa Civil. A reforma ministerial alterou a titularidade das pastas da Justiça, Casa Civil, da Defesa, Relações Exteriores, da Secretaria de Governo e da Advocacia-Geral da União.

Segundo, a CNN Brasil, até ontem, os comandantes teriam concordado que não seria correto abandonar os cargos antes de ouvir o novo ministro, pois queriam avaliar como se iria desenrolar a relação entre as Forças Armadas e o Palácio do Planalto. Essa relação terá sido o motivo para a demissão de Fernando Azevedo. De acordo com o canal, Bolsonaro estava incomodado com a postura das FA para com o governo.

Esta é a primeira vez desde 1985 que os comandantes das três Forças Armadas deixam o cargo ao mesmo tempo sem ser em período de troca de governo.

Leia Também: Bolsonaro faz reforma Ministerial e altera titulares de 6 pastas num dia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório