Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Irão executa poeta e ativista "inimigos de Deus"

Um poeta e um ativista foram executados no Irão por serem considerados “inimigos de Deus”. Segundo o El País, já foram condenadas 55 pessoas à pena de morte, só este ano.

Irão executa poeta e ativista "inimigos de Deus"
Notícias ao Minuto

15:55 - 10/02/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Pena de morte

O poeta e ativista dos direitos humanos Hashem Shabaninejad foi detido há três anos, depois de ter fundado um centro a difusão da cultura árabe, e acusado de ser ‘mohareb’, uma denominação sem equivalência legal que pode ser traduzida como ‘inimigo de Deus’, de acordo com o El País.

No ano passado, o ativista que apareceu na televisão a confessar um crime de terrorismo separatista foi condenado à pena de morte, agora concretizada, juntamente com mais 13 pessoas, onde se inclui um outro ativista árabe, cuja nacionalidade representa apenas 3% dos habitantes iranianos.

Ainda que o código processual determine que “deve notificar-se o advogado defensor com pelo menos 48 horas de antecedência que o réu tem direito a receber visitas antes da sua execução”, os condenados não tiveram a possibilidade de avisarem os seus advogados ou verem as respetivas famílias uma última vez.

Este caso veio acentuar o debate sobre a pena capital aplicada no Irão para silenciar dissidentes políticos, num ano em que já foram executadas 55 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório