Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

México em choque com morte violenta de mulher durante detenção

Diretor da polícia local já foi destituído e quatro agentes acusados de femicídio. Autópsia concluiu que Victoria Esperanza Salazar, natural de El Salvador, ficou com o pescoço partido durante detenção. Presidente do México fala em "dor e vergonha".

México em choque com morte violenta de mulher durante detenção
Notícias ao Minuto

22:34 - 29/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo México

Quatro agentes da polícia da cidade de Tulum, no México, foram acusados de homicídio depois de uma mulher migrante ter morrido durante a detenção. As imagens captadas por testemunhas mostram um dos agentes com o joelho nas costas da mulher, sendo esta depois carregada já sem sentidos para a caixa aberta de uma carrinha policial.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, já reagiu ao incidente, descrevendo-o aos jornalistas, esta segunda-feira, como "homicídio". "Ela foi tratada com brutalidade e assassinada. É um incidente que nos enche de dor e de vergonha", disse.

As imagens da detenção de Victoria Esperanza Salazar, de 36 anos de idade, que estava no México com visto humanitário, começaram a surgir nas redes sociais no sábado à noite. Incompletas, as imagens mostram excertos do incidente. Num deles, é possível ver a vítima no chão, de barriga para baixo, enquanto um dos agentes mantém um joelho nas suas costas. Três outros agentes estão no local.

Mais tarde, três agentes levantam o corpo da mulher, que está inanimada e algemada, e colocam-no na caixa aberta da carrinha policial, saindo do local (atenção, as imagens podem ferir suscetibilidades).

O procurador-geral do estado de Quintana Roo, Óscar Montes de Oca Rosales, confirmou hoje que quatro agentes da polícia municipal - três homens e uma mulher - foram acusados de femicídio, depois da autópsia revelar que o pescoço da vítima estava partido. "A técnica de restrição de movimentos foi aplicada com força excessiva e desproporcional", indicou.

De acordo com o mexicano El Universal, o diretor de Segurança Pública e Trânsito de Tulum, Nesguer Ignacio Vicencio Méndez, foi destituído do cargo, uma decisão tomada esta segunda-feira. Os quatro agentes foram transferidos para centros de detenção, acrescenta o site Rio Doce.

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, recorreu às redes sociais, no domingo, para se mostrar "seguro de que o governo mexicano aplicará todo o peso da lei aos responsáveis" pela morte de Victoria. "Somos povos irmãos, pessoas más há em todo o lado, não esqueçamos isso. Os meus pêsames para a família de Victoria, sobretudo para as suas duas filhas, a quem daremos toda a ajuda possível", acrescentou.

A morte de Victoria - que em muito se assemelha ao caso George Floyd, cujo julgamento se iniciou hoje - espoletou tensões no estado de Quintana Roo, onde, em novembro do ano passado, as forças de autoridade usaram armas de fogo para fazer dispersar uma multidão que protestava por causa da violência contra mulheres.

Leia Também: Covid-19: México com 194 mortos e 1.783 casos nas últimas 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório