Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Estado Islâmico diz ter assumido controlo da vila de Palma em Moçambique

Grupo terrorista indica, através de agência oficial, que tomou controlo sobre a vila sede do distrito de Palma, no norte de Moçambique, onde dezenas de pessoas foram assassinadas nos últimos dias.

Estado Islâmico diz ter assumido controlo da vila de Palma em Moçambique
Notícias ao Minuto

15:23 - 29/03/21 por Anabela Sousa Dantas com Lusa

Mundo Moçambique/Ataques

O Daesh reivindicou esta segunda-feira o controlo sobre Palma, no norte de Moçambique, depois de um ataque à sede de distrito desencadeado na quarta-feira, dia 24 de março, junto aos projetos de gás que estão em desenvolvimento na região.

O Ministério da Defesa moçambicano indicou no domingo que dezenas de civis, incluindo sete pessoas que tentavam fugir do principal hotel de Palma, foram mortos pelo grupo terrorista.

A agência oficial do movimento, a Amaq, divulgou imagens da vila e reivindicou a ocupação do capital do distrito, junto à fronteira com a Tanzânia.

Não existem relatos sobre a situação na vila há vários dias e a capital provincial de Cabo Delgado, Pemba, tem sido destino de muitos deslocados.

A vila sede de distrito com 42 mil habitantes, que acolhe os grandes projetos de gás do norte de Moçambique foi atacada na quarta-feira por grupos insurgentes 'jihadistas' que há três anos e meio aterrorizam a região.

Dezenas de civis, incluindo sete pessoas que tentavam fugir do principal hotel de Palma, no norte de Moçambique, foram mortos pelo grupo armado que atacou a vila na quarta-feira.

A violência está a provocar uma crise humanitária com quase 700 mil deslocados e mais de duas mil mortes.

Vários países têm oferecido apoio militar no terreno a Maputo para combater estes insurgentes, cujas ações já foram reivindicadas pelo autoproclamado Estado Islâmico, mas, até ao momento, ainda não existiu abertura para isso, embora existam relatos e testemunhos que apontam para a existência de empresas de segurança e de mercenários na zona.

Leia Também: População de Pemba junta-se no porto à chegada dos deslocados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório