Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Polícia diz que um dos bombistas no ataque na Indonésia apoiava Daesh

Um dos dois bombistas suicidas que atacou hoje uma catedral na Indonésia fazia parte de um movimento radical que apoiava o autoproclamado Estado Islâmico e que foi responsável por outros ataques no passado, afirmou a polícia.

Polícia diz que um dos bombistas no ataque na Indonésia apoiava Daesh
Notícias ao Minuto

17:27 - 28/03/21 por Lusa

Mundo Estado Islâmico

"Ele fazia parte do JAD", disse o comandante nacional da Polícia indonésia, Listyo Sigit Prabowo, referindo-se ao grupo Jamaah Ansharut Daulah.

De acordo com o responsável, "este grupo está ligado a outro com operações em Jolo, nas Filipinas", em 2019.

O JAD foi considerado responsável por outros ataques a igrejas na Indonésia, nomeadamente pelos atentados contra igrejas e um posto da polícia em 2018, que mataram dezenas de pessoas.

O ataque de hoje, que teve como alvo a catedral de Makassar, na Indonésia, feriu pelo menos 20 pessoas.

O atentado ocorreu quando estava a ser realizada uma celebração do Domingo de Ramos naquela igreja, que marca o início da Semana Santa para os católicos.

O Presidente da Indonésia, Joko Widodo, já condenou o atentado, tendo pedido à polícia para investigar "a fundo os culpados e descobrir as redes responsáveis [pelo ataque]".

O chefe da província de Celebes Sul, Merdisyam, afirmou a uma televisão local que os feridos incluem pedestres que estavam próximos da catedral, bem como fiéis que assistiam à missa.

A Indonésia, onde 88% dos seus 260 milhões de habitantes são muçulmanos, sofreu vários atentados nas últimas décadas, entre eles o de Bali, em 2002, que causou 202 mortos.

A tradição de tolerância da Indonésia tem sido posta à prova, nos últimos anos, por um desenvolvimento de correntes islâmicas conservadoras e muitas vezes radicais, pondo em perigo a coexistência religiosa com minorias religiosas cristãs, budistas e hindus.

Leia Também: Governo confirma que ataque a catedral na Indonésia foi atentado suicida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório