Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Bielorrússia: ONG eleva para 245 os manifestantes detidos no sábado

Pelo menos 245 pessoas foram detidas no sábado na Bielorrússia, dia em que a oposição tinha convocado uma manifestação contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, afirmou hoje uma organização não governamental (ONG).

Bielorrússia: ONG eleva para 245 os manifestantes detidos no sábado
Notícias ao Minuto

10:54 - 28/03/21 por Lusa

Mundo Bielorrússia

Mais de 220 detenções ocorrem na capital daquele país, Minsk, onde as autoridades mobilizaram contingentes policiais para impedir os protestos, afirmou a ONG bielorrussa Vesna, que publicou hoje na sua página uma lista com os nomes dos detidos.

No sábado, a porta-voz do Ministério do Interior da Bielorrússia, Olga Chemodanova, referiu que mais de 100 pessoas foram detidas.

"Voltamos às ruas" foi a palavra de ordem difundida nas redes sociais, que apelava aos habitantes da capital para o primeiro protesto do ano contra Lukashenko.

O Comité de Investigações da Bielorrússia alertou que as pessoas que respondessem às chamadas e participassem em atividades de massas não autorizadas seriam "punidas, de acordo com o código penal".

Segundo o Ministério do Interior, a convocatória da oposição não teve êxito, salientando que não se registou "uma única atividade de massas não autorizada".

"Em Minsk, observaram-se grupos pouco numerosos com símbolos ilegais. Alguns dos que protestavam foram conduzidos a postos policiais", referiu o ministério, no seu canal da rede social Telegram.

Desde o início da manhã de sábado, as autoridades colocaram em Minsk um enorme dispositivo policial para impedir as manifestações da oposição.

A Bielorrússia atravessa uma crise política desde as eleições de 09 de agosto, que segundo os resultados oficiais reconduziram Alexander Lukashenko, no poder há 26 anos, para um novo mandato, com 80% dos votos.

A oposição considera a eleição fraudulenta e reivindica a vitória nas presidenciais.

Desde então, milhares de bielorrussos têm saído regularmente às ruas por todo o país para exigir o afastamento de Lukashenko, manifestações reprimidas com violência pelas forças de segurança da Bielorrússia.

Leia Também: Bielorrússia: Mais de 100 pessoas detidas em dia de protesto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório