Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Mais de 13 mil pessoas em fuga da violência na Colômbia

Mais de 13 mil pessoas tiveram de fugir da violência entre grupos armados e forças governamentais este ano, na Colômbia, indicou um relatório ao Conselho de Segurança da ONU.

Mais de 13 mil pessoas em fuga da violência na Colômbia
Notícias ao Minuto

06:24 - 27/03/21 por Lusa

Mundo ONU

"A situação na região do Pacífico é particularmente preocupante" em que "milhares de civis são apanhados no fogo cruzado entre atores armados ilegais e a aplicação da lei", afirmou o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, no relatório a que a agência de notícias France Presse teve acesso na sexta-feira.

O relatório apontou que 13.422 pessoas, incluindo 5.574 menores, foram obrigadas a fugir, só este ano, devido à violência no país.

A Colômbia é palco dos piores confrontos entre grupos armados desde a assinatura, em 2016, do acordo de paz entre Bogotá e a antiga guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

De acordo com peritos, o Estado colombiano não recuperou o controlo dos territórios anteriormente controlados pela guerrilha marxista, o que facilitou a consolidação de novos grupos armados.

Dissidentes das FARC, rebeldes da guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) da Colômbia e grupos de traficantes de origem paramilitar lutam pelo domínio do tráfico de droga, extorsão e mineração ilegal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório