Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Criança mexicana morre ao passar a fronteira para os Estados Unidos

Uma criança mexicana morreu hoje, quando tentava entrar nos Estados Unidos, atravessando o rio Grande, disseram as autoridades norte-americanas.

Criança mexicana morre ao passar a fronteira para os Estados Unidos
Notícias ao Minuto

06:32 - 27/03/21 por Lusa

Mundo Migrações

A morte ocorreu no mesmo dia em que duas delegações parlamentares se dirigiram à fronteira para observar as condições nas instalações de acolhimento dos jovens migrantes que chegaram em número recorde.

Os agentes intervieram hoje para resgatar três pessoas encontradas inconscientes numa ilha no meio do rio, uma cidadã guatemalteca e o seu filho mexicano de três anos, bem como uma criança mexicana de nove anos. Estes migrantes conseguiram sobreviver.

O menino de nove anos, cujos laços com a mulher não foram especificados, foi declarado morto pela equipa médica.

Essa tragédia ocorre no momento em que os Estados Unidos enfrentam um aumento acentuado nas chegadas à fronteira: mais de 100.000 migrantes irregulares foram presos em fevereiro na fronteira sul, incluindo quase 20.000 com laços familiares entre si e 10.000 menores desacompanhados.

Os fluxos migratórios aumentaram em março, com uma média de 5.000 chegadas por dia, das quais apenas metade eram adultos solteiros, disse à AFP um oficial da guarda de fronteira, sob anonimato.

As regras de saúde promulgadas no início da pandemia permitem que os Estados Unidos rejeitem imediatamente todos os adultos isolados, bem como as suas famílias.

Leia Também: México com 651 mortos e 5.303 casos em 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório