Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Dezenas de estudantes detidos durante manifestação na Turquia

A polícia turca prendeu hoje mais de 40 estudantes que se manifestavam frente a um tribunal de Istambul para exigir a libertação de ativistas detidos na quinta-feira, referiu a agência noticiosa AFP.

Dezenas de estudantes detidos durante manifestação na Turquia
Notícias ao Minuto

15:44 - 26/03/21 por Lusa

Mundo Turquia

"Não nos escondemos, não temos medo e não vamos obedecer", entoaram os manifestantes durante a intervenção das forças policiais, que utilizaram os seus escudos antimotim para dispersar o protesto.

Os estudantes detidos foram levados por carrinhas da polícia, com alguns a insistirem nas palavras de ordem. No total, 42 estudantes foram detidos, indicou à AFP um dos seus advogados.

Estes manifestantes concentraram-se em protesto contra a detenção na quinta-feira de 24 estudantes da Universidade Bogazici de Istambul, que exibiram faixas com as cores do arco-íris para exprimir o seu apoio à comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais).

Os estudantes de Bogazici manifestam-se diariamente desde 01 de janeiro contra a nomeação pelo Presidente, Recep Tayyip Erdogan, de um reitor próximo do seu partido, Melih Bulu, que consideram um sinal de perda da autonomia das universidades.

As autoridades reprimiram a contestação de forma violenta através da detenção de dezenas de estudantes e exigindo prisão efetiva para alguns deles.

Esta repressão é acompanhada pelo reforço do discurso anti-LGBT, após a descoberta no recinto universitário de uma obra de arte considerada insultuosa, associando bandeiras LGBT a um lugar sagrado do Islão.

O ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, já definiu por diversas vezes os membros da comunidade LGBT como "degenerados" e Erdogan considerou que não partilham os "valores" da Turquia.

Estas declarações, que foram condenadas pelos Estados Unidos, reforçaram a apreensão dos membros da comunidade LGBT na Turquia.

Apesar de a homossexualidade não ser ilegal, ao contrário do que sucede com numerosos países de maioria muçulmana, os LGBT são fortemente discriminados no país euro-asiático.

Leia Também: UE disposta a "fortalecer cooperação" com Turquia mas há uma condição

Recomendados para si

;
Campo obrigatório