Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Grupos criminosos matam mais de 20 pessoas no centro da Nigéria

Mais de 20 membros de um grupo de autodefesa civil e um militar morreram na segunda-feira após uma aldeia no centro da Nigéria ter sido atacada por grupos criminosos, anunciaram hoje as autoridades locais.

Grupos criminosos matam mais de 20 pessoas no centro da Nigéria
Notícias ao Minuto

15:26 - 26/03/21 por Lusa

Mundo Nigéria

De acordo com a agência France-Presse (AFP), dezenas de homens chegaram em motos na noite de segunda-feira aos arredores da aldeia de Kotonkoro, no distrito de Mariga, estado do Níger, tendo emboscado membros de milícias na aldeia e matando 25.

Grupos de ladrões têm aterrorizado zonas rurais no centro e noroeste da Nigéria há vários anos, realizando pilhagens e raptos em larga escala com o objetivo de obterem resgates.

Encorajadas pelas autoridades, as comunidades locais formaram milícias em áreas onde as forças de segurança não conseguem assegurar a defesa dos civis.

"Perdemos 25 dos nossos membros", disse o líder de uma milícia do distrito de Maringa, Abu Hashim, à AFP.

O político local Ibrahim Ilyasu confirmou o ataque e acrescentou que um soldado foi também morto.

"Os bandidos atacaram um posto militar e mataram um soldado, foi quando os membros da milícia foram atrás deles", afirmou Ilyasu, acrescentando que os atacantes emboscaram os milicianos e "abriram fogo, matando mais de 20 deles".

Os bandos criminosos operam principalmente a partir de campos na floresta de Rugu, que abrange os estados de Zamfara, Katsina, Kaduna e Níger.

Apesar de um reforço da presença do Exército nesta área, em 2016, e da assinatura de um acordo de paz com alguns destes grupos, em 2019, os abusos continuam.

Os bandos, motivados principalmente pela ganância e sem qualquer aparente motivo ideológico, aumentaram os ataques a escolas nos últimos meses, em atos que suscitam preocupação por todo o mundo.

Leia Também: Escócia vai devolver à Nigéria escultura saqueada por britânicos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório