Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Egito. Presidente promete "sanção" a responsáveis por acidente

O Presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, prometeu hoje uma "sanção dissuasiva" aos responsáveis pela colisão de dois comboios de passageiros que provocou pelo menos 32 mortos perto de Sohag, no sul do Egito.

Egito. Presidente promete "sanção" a responsáveis por acidente
Notícias ao Minuto

14:15 - 26/03/21 por Lusa

Mundo Egito

"Quem provocou esta doloroso acidente por negligência ou corrupção ou qualquer outra razão, deverá ser alvo de uma «sanção dissuasiva, sem exceção nem atraso", escreveu Sisi na sua conta na rede social Twitter.

O Ministério Público também anunciou em comunicado a abertura de um inquérito para elucidar as circunstâncias do acidente.

Diversas cadeias de televisão egípcias difundiram hoje imagens aparentemente registadas por telefones portáteis, onde surge uma grande concentração de pessoas e equipas de socorro a inspecionarem no meio de carruagens derrubadas e pertences espalhados em redor.

Segundo a autoridade egípcia dos caminhos de ferro, o comboio Luxor-Alexandria e o comboio Assuão-Cairo entraram em colisão após indivíduos não identificados "terem acionado o travão de segurança em diversas carruagens" numa das duas composições.

A colisão, que se traduziu pelo derrube de pelo menos das carruagens, decorreu "entre as estações de Maragha e Tahta.

A ministra da Saúde, Hala Zayed, estava a caminho do local do acidente "para acompanhar o estado de saúde dos feridos", segundo um comunicado oficial.

Na sequência deste acidente, o Presidente Sisi anunciou a substituição do ministro dos Transportes Hicham Arafat, um civil, pelo general Kamel el-Wazir.

O Egito é regularmente palco de graves acidentes rodoviários e ferroviários, devido a um tráfego anárquico, a veículos antigos e deteriorados ou a estradas e ferrovias mal conservadas.

A tragédia ferroviária mais mortal da história do Egito ocorreu em 2002, com o incêndio de um comboio a cerca de 40 quilómetros do Cairo, que causou 370 mortos.

Em fevereiro de 2019, um outro comboio chocou com uma parede da estação central de Ramsés, no Cairo, causando uma explosão e um incêndio que matou cerca de 20 pessoas.

A colisão em Sohag acontece quando o Egito enfrenta outro grande desafio ligado aos transportes: um navio de contentores de 400 metros de comprimento bloqueia há quatro dias o Canal do Suez, uma rota crucial para o frete marítimo internacional, situada no leste do país.

Leia Também: Colisão entre dois comboios no Egito faz pelo menos 32 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório