Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Patrick Achi confirmado como primeiro-ministro da Costa do Marfim

O ex-secretário-geral da presidência da Costa do Marfim Patrick Achi, chefe de Governo em exercício desde 8 de março, foi confirmado como primeiro-ministro do país pelo chefe de Estado, Alassane Ouattara, foi hoje anunciado.

Patrick Achi confirmado como primeiro-ministro da Costa do Marfim
Notícias ao Minuto

14:08 - 26/03/21 por Lusa

Mundo Costa do Marfim

"Patrick Achi foi nomeado primeiro-ministro e chefe do Governo", e o Presidente da República pediu-lhe "que apresente a proposta de um novo Executivo o mais rapidamente possível", segundo um decreto lido por Fidèle Sarassoro, a nova secretária-geral da presidência.

Achi, 66 anos, foi nomeado primeiro-ministro interino a o8 de março para substituir o então chefe do Governo, Hamed Bakayoko, que morreu, vítima de cancro, a 10 de março na Europa, onde esteve hospitalizado durante três semanas.

Alassane Ouattara presidiu ao último Conselho de Ministros do Governo de Bakayoko na quarta-feira, dizendo que iria proceder "nos próximos dias à nomeação de um novo primeiro-ministro, responsável por propor um novo governo".

Desde 2017, os governos da Costa do Marfim foram liderados por dois primeiros-ministros, que morreram, devido a doença, com oito meses de diferença: Amadou Gon Coulibaly, morreu aos 62 anos a 08 de julho de 2020, depois Hamed Bakayoko, aos 56 anos.

Patrick Achi, nascido, a 17 de novembro de 1955 em Paris de pai marfinense do Sul do país e mãe francesa, exerceu o seu primeiro cargo ministerial a 24 de janeiro de 2000, como ministro das Infraestruturas Económicas e porta-voz do Governo de um país então liderado pelo antigo Presidente Laurent Gbagbo.

Permaneceu no Ministério das Infraestruturas Económicas durante 17 anos sob cinco chefes de Governo, antes de ser nomeado pelo Presidente Ouattara como Ministro de Estado e Secretário-Geral da Presidência.

Durante as últimas eleições legislativas de 6 de março, foi reeleito deputado.

Leia Também: Presidente da Costa do Marfim nomeia primeiro-ministro interino

Recomendados para si

;
Campo obrigatório