Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Taiwan quer produzir em massa míssil de longo alcance

Taiwan está já a produzir em massa um novo míssil de longo alcance e também a desenvolver três novos modelos, segundo responsáveis do Governo e cientistas.

Taiwan quer produzir em massa míssil de longo alcance
Notícias ao Minuto

07:10 - 26/03/21 por Lusa

Mundo Taiwan

Num debate no Parlamento taiwanês, o ministro da Defesa Chiu Kuo-cheng afirmou hoje que o desenvolvimento de capacidade balística de longo alcance se mantém uma prioridade e que o desenvolvimento, a cargo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Chung-Shan, "nunca parou".

"Esperamos que (o míssil) seja de longo alcance, preciso e móvel", adiantou. 

Leng Chin-hsu, diretor-adjunto do Instituto, revelou que um míssil terrestre de longo alcance está em produção e outros três em desenvolvimento. 

Taiwan realizou recentemente lançamentos-teste de mísseis, noticiados pela imprensa local, em relação aos quais não eram conhecidos mais pormenores.

Numa inversão na tradicional política de primazia à capacidade de defesa de Taiwan face a uma possível invasão da China - que reclama a soberania do território e nunca excluiu o uso de força militar para "reunificar" a ilha - a presidente taiwanesa Tsai Ing-wen estabeleceu como prioridade o desenvolvimento de capacidade dissuasora "assimétrica". 

O desenvolvimento de mísseis de longo alcance dá a Taiwan a capacidade de atingir alvos no interior da China. 

Leia Também: Lituânia avança com representação comercial em Taiwan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório