Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Chile impõe confinamento total em toda a área metropolitana de Santiago

Em causa está uma segunda onda da pandemia de Covid-19, que ameaça colapsar o sistema de saúde. Cuidados intensivos estão quase na lotação máxima.

Chile impõe confinamento total em toda a área metropolitana de Santiago
Notícias ao Minuto

18:12 - 25/03/21 por Tomásia Sousa

Mundo Covid-19

O Chile vai colocar toda a região metropolitana que abriga a capital, Santiago, em confinamento total a partir do próximo sábado (dia 27). Em causa está uma segunda onda da pandemia de Covid-19, que ameaça colapsar o sistema de saúde.

O governo acrescenta assim mais uma série de comunas àquelas que já estavam em quarentena. Passam a ser mais de oito milhões as pessoas em confinamento na área metropolitana de Santiago.

O Chile regista até hoje 954.762 casos de Covid-19 e 22.524 provocadas pelo vírus. Desde dezembro que o país enfrenta uma segunda vaga, que se agravou em fevereiro, depois dos feriados.

Nos últimos dias, o país atingiu recordes históricos no número de casos diários, que nesta quinta-feira ultrapassou os sete mil, e a capacidade hospitalar está em situação crítica, com uma ocupação de 95% nos cuidados intensivos.

Apesar deste cenário, o país mantém todas as fronteiras abertas, sem que nenhum estrangeiro tenha restrição de acesso, independentemente do país de origem. Por via aérea, a única entrada permitida é através do aeroporto internacional de Santiago.

Até agora, os passageiros que chegam ao Chile têm de apresentar um teste RT-PCR negativo, feito na origem até 72 horas antes do voo, e ao chegarem a Santiago, devem fazer um novo teste e aguardar o resultado em domicílio.

Leia Também: Covid-19: Chile lança campanha de vacinação para os sem-abrigo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório