Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Costa e a "trágica vaga"; 100 mil casos diários no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Costa e a "trágica vaga"; 100 mil casos diários no Brasil
Notícias ao Minuto

15:46 - 25/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

No dia em que o Parlamento aprova o 14.º Estado de Emergência, desde o início da pandemia no país, o boletim epidemiológico da DGS mostra que todos os indicadores mantiveram, nas últimas horas, uma tendência de descida. Foram hoje reportados 423 novos contágios e nove óbitos (sete dos quais na região de Lisboa).

Também a descer continuam os internamentos. Estão 695 doentes em enfermaria (menos 17 em relação a ontem), dos quais 154 (menos um) em unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Mais logo, às 20h, o Presidente Marcelo vai falar ao país para explicar aos portugueses a sua decisão de renovar por mais 15 dias o Estado de Emergência.

Entretanto, o regulador europeu reiterou que a vacina da AstraZeneca é segura, embora confirma que prossegue com a avaliação aos casos de cóagulos.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de sexta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected]

23h54 - O Peru registou um novo recorde de casos diários, de acordo com a Reuters. Nas últimas 24 horas, foram identificados 11.260 novos contágios. Este máximo reflete o impacto da propagação da variante brasileira, isto numa altura em que os hospitais do país estão sobrecarregados. 

O Peru totaliza 1.492.519 casos confirmados e 50.656 óbitos. 

23h45 - O processo de vacinação no Chile prossegue a bom ritmo. Esta quinta-feira, foram administradas quase 200 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Os dados do Ministério da Saúde chileno indicam que 3,2 milhões de pessoas já concluíram a vacinação. 

23h35 - A Comissão Europeia exigiu hoje que a farmacêutica AstraZeneca, envolta em polémica devido à incapacidade de produção de vacinas contra a Covid-19 para a União Europeia, recupere os atrasos e honre o acordado antes de exportar para fora

22h43 - Um helicóptero da força aérea uruguaia, que transportava vacinas contra a Covid-19, despenhou-se esta quinta-feira na região de Rocha, no sul do Uruguai, segundo a agência EFE. Os tripulantes do helicóptero ficaram feridos.

As 300 doses de vacinas da Pfizer/BioNTech ficaram inutilizadas. 

22h40 - A presidente da Comissão Europeia afirmou hoje que a União Europeia podia já "ter sido muito mais rápida" na vacinação contra a Covid-19 "se as farmacêuticas tivessem cumprido os contratos", mas disse manter os objetivos de imunização.

"No geral, se olharmos para o segundo trimestre e o que está contratualizado, isso significa que estamos no bom caminho para atingir o nosso objetivo de que este verão tenhamos 70% da população adulta da UE vacinada", adiantou Ursula von der Leyen.

22h38 - A Madeira tem hoje mais 29 casos de Covid-19, todos de transmissão local, pelo que a região passa a contabilizar 8.214 infeções pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, indicou a Direção Regional de Saúde (DRS).

22h24 - O Brasil continua a registar novos máximos numa fase de agravamento da pandemia de coronavírus. Esta quinta-feira, o Ministério da Saúde anunciou que foram diagnosticados 100.158 novos contágios. É a primeira vez que o Brasil notifica 100 mil casos diários. Os dados divulgados hoje mostram que morreram mais 2.777 pessoas.

Em termos globais, o Brasil soma 12.320.169 casos confirmados e 303.462 vítimas mortais. O total de recuperados é de 10,7 milhões.

21h27 - O primeiro-ministro e presidente-em-exercício do Conselho da União Europeia, António Costa, fez hoje perante os restantes líderes europeus um resumo dos primeiros três meses de presidência portuguesa, destacando progressos alcançados em "plena segunda, ou mesmo terceira, trágica vaga de Covid-19".

Costa frisou ainda que os Estados-membros manifestaram a necessidade de um "esforço adicional para aumentar a capacidade de produção" de vacinas e de "forçar o cumprimento dos contratos".

20h55 - O Governo Regional dos Açores não vai incluir, para já, os professores na primeira fase de vacinação contra a Covid-19, por escassez de vacinas, adiantou hoje o diretor regional da Saúde, Berto Cabral. 

20h29 - O Governo da Madeira decidiu hoje prolongar até 5 de abril as medidas de controlo sanitário da pandemia de Covid-19 e o recolher obrigatório em vigor na região, anunciou o executivo insular após a reunião semanal. 

20h05 - Na sequência da promulgação da renovação do Estado de Emergência, Marcelo Rebelo de Sousa volta a dirigir-se aos portugueses. A uma semana da Páscoa, o Presidente da República apelou para que "o desconfinamento seja sensato e bem-sucedido"

"Estamos mais perto do que nunca, mas ainda não chegámos à meta que desejamos", acrescentou o chefe de Estado. "Vivemos um tempo de alívio e de esperança. Façamos dele um tempo definitivo".

Marcelo também abordou o processo de vacinação e os atrasos nas entregas de vacinas que têm afetado a União Europeia. "Espero que a questão das vacinas seja ultrapassada em abril", disse. 

19h35 - O Conselho de Ministros volta a reunir-se na sexta-feira para aprovar as medidas que acompanham a renovação do Estado de Emergência hoje aprovada pela Assembleia da República. 

19h33 - O antigo ministro da Educação, Nuno Crato, considerou hoje que, quando os alunos regressarem às escolas, terão de aprender mais e mais depressa para recuperar o tempo em que tiveram aulas à distância devido à pandemia da Covid-19.

19h20 - O Governo da Madeira deliberou a "proibição da realização de jogos na Região Autónoma" até ao dia 29 de março, devido à evolução da pandemia de Covid-19, informou hoje o Benfica no seu sítio na internet.

No site dos encarnados pode ler-se que os dois jogos que a equipa de andebol feminino do Benfica tinha agendados para o fim de semana, de 27 a 28 de março, foram cancelados.

19h02 - A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje que vai desenvolver este ano 80 ações de fiscalização em várias áreas, incluindo à implementação do plano de vacinação e à realização de testes rápidos de despiste da Covid-19.

18h54 - A Polícia de Segurança Pública (PSP) anuncia, esta quinta-feira, que vai levar a cabo a operação 'Páscoa em Casa' para garantir o cumprimento da proibição de circulação entre concelhos, decretada pelo Governo, na sequência da pandemia da Covid-19. Fiscalização nas ruas vai ser reforçada a partir das 00h00 desta sexta-feira. 

18h52 - O Chile vai colocar toda a região metropolitana que abriga a capital, Santiago, em confinamento total a partir do próximo sábado. Em causa está uma segunda onda da pandemia de Covid-19, que ameaça colapsar o sistema de saúde.

18h49 - A Rede de Emergência Alimentar angariou 36 toneladas de alimentos, equivalentes a 73 mil refeições, numa campanha de solidariedade ao longo de um mês organizada por uma rede de centros comerciais. 

18h48 - O Governo quer alterar a aplicação Stayaway Covid para agilizar a obtenção e comunicação de códigos, recorrendo a meios automatizados e a mais profissionais de saúde, mas a Comissão de Proteção de Dados (CNPD) recomenda alterações.

18h46 - O presidente dos EUA, Joe Biden, redefiniu hoje o plano de vacinação contra a Covid-19 para os seus primeiros 100 dias na Casa Branca, duplicando a meta e prometendo aplicar 200 milhões de doses.

18h40 - O Reino Unido registou 63 mortes e 6.397 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, divulgou o governo britânico, que acredita que o programa de vacinação já evitou pelo menos 6.100 mortes em três meses.

No total, morreram no Reino Unido 126.445 pessoas entre 4.319.128 casos de contágio confirmados desde o início da pandemia.

18h35 - As autoridades de saúde francesas referiram esta quinta-feira que foram detetados 45.641 casos de contaminação e morreram mais 225 pessoas no último dia. França totaliza 4.424.087 casos positivos e 93.378 óbitos. O número de recuperados voltou a subir, e situa-se em 286 mil

18h10 - O Ministério da Saúde espanhol revelou, esta quinta-feira, que foram identificados 6.393 novos casos de contágios e morreram mais 356 pessoas no espaço de 24 horas. No total, Espanha perfaz agora 3.247.738 casos confirmados e 74.420 vítimas mortais

A incidência de transmissão do vírus tem subido ligeiramente nos últimos dias

17h49 - Os profissionais de saúde alemães que deram apoio ao sistema de saúde português no combate à pandemia de Covid-19 regressam à Alemanha na sexta-feira, fazendo um "balanço muito positivo" da sua missão, com um total de 16 doentes tratados. 

17h26 - O continente africano precisa "urgentemente" de mais vacinas contra a Covid-19, numa altura em que os fornecimentos estão a diminuir e os lotes iniciais quase esgotados em alguns países, alertou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

17h20 - Após a aprovação da renovação do Estado de Emergência no Parlamento, o Presidente da República assinou o decreto que prolonga o Estado de Emergência até ao dia 15 de abril

17h17 - Senadores pediram a demissão de Ernesto Araújo, ministro das Relação Exteriores do Brasil, alegando que o seu relacionamento conflituoso com a China, a Índia e os Estados Unidos da América atrapalha a aquisição de vacinas.

"Pede para sair e durma com a consciência tranquila de que o senhor vai ajudar a salvar vidas", afirmou a senadora Mara Gabrilli, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

17h15 - A Suécia, que suspendeu o uso da vacina anti-Covid da AstraZeneca após relatos de possíveis efeitos secundários, incluindo casos suspeitos de coágulos sanguíneos, anunciou hoje ter recomeçado a usá-la em pessoas com mais de 65 anos.

17h12 - O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou hoje que na próxima semana "não haverá viagens turísticas" para Portugal, apenas deslocações essenciais, e será reforçado o controlo das fronteiras terrestres

No debate de encerramento sobre a renovação do Estado de Emergência, o ministrou frisou que se mantêm suspensos os voos para o Brasil e para o Reino Unido e que estão a ser verificados os que chegam a Portugal "por via indireta" desses países, bem como da África do Sul.

17h06 - A proteção civil italiana anunciou esta quinta-feira que foram diagnosticados 23.696 novos contágios por coronavírus e morreram mais 460 pessoas nas últimas 24 horas. Em termos acumulados, Itália soma 3.464.543 infeções e 106.799 vítimas mortais. O total de recuperados aumentou para 2.794.888.

16h45 - África registou mais 322 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 110.846 desde o início da pandemia, mas reviu o número total de casos de infeção para os 4.139.706, segundo os dados oficiais. 

16h26 - A renovação do Estado de Emergência foi aprovada na Assembleia da República, como já se esperava. 

O Parlamento aprovou, com os votos favoráveis de PS, PSD, CDS, PAN e a deputada não inscrita Cristina Rodrigues, o 14.º Estado de Emergência desde o início da pandemia no país. Contra, e também como nas votações anteriores, votaram o PCP, PEV, Iniciativa Liberal, Chega, e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira. Já o Bloco manteve a abstenção.

O 14.º Estado de Emergência vigorará por 15 dias, a partir das 00h do dia 1 de abril e até às 23h59 de dia 15, abrangendo o período da Páscoa que, recorde-se, terá em vigor regras mais apertadas.

16h08 - O PS considerou hoje essencial o prolongamento do Estado de Emergência para fazer face à Covid-19, alegando que a experiência indica que o combate exige planos nacionais, e a defesa sanitária das fronteiras assume importância central. 

"Vamos hoje aprovar o 14º Estado de Emergência [em Portugal], porque precisamos dele, porque constatamos pela experiência de vários países, a começar pelo nosso, que uma pandemia exige planos nacionais com rigorosa articulação de vários níveis de serviços e complementaridade das diversas intervenções, onde a defesa sanitária das fronteiras assume uma importância central", declarou a deputada Maria Antónia Almeida Santos.

15h33 - As discussões preliminares para definir a próxima coligação governamental nos Países Baixos foram hoje interrompidas, depois de um dos responsáveis que lideravam as negociações testar positivo para a Covid-19, anunciou o serviço de informações do governo holandês. 

De acordo com a mesma fonte, as reuniões planeadas para hoje foram canceladas depois de a vice-primeira-ministra e ministra do Interior do atual governo, Kajsa Ollongren, ter recebido um resultado positivo ao teste à Covid-19.

15h00 - "Portugal é hoje o segundo país com melhores números da União Europeia". A ministra Marta Temido deu início ao debate na Assembleia da República sobre a renovação do Estado de Emergência, destacando a evolução positiva do país.

14h40 - Já começou o debate do 14.º Estado de Emergência

14h38 - AstraZeneca? EMA reitera segurança da vacina e analisa casos de coágulos. A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa) confirmou hoje que a vacina da AstraZeneca é segura e não está associada a problemas de coágulos sanguíneos, mas prossegue avaliação dos casos reportados.

Leia Também: AO MINUTO: Começou debate. EMA reitera confiança da vacina da AstraZeneca

Recomendados para si

;
Campo obrigatório