Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Presidente do parlamento catalão propõe independentista para Generalitat

A presidente do parlamento da Catalunha, Laura Borràs, propôs hoje o independentista Pere Aragonès como candidato à investidura de presidente do Governo regional, embora este ainda não tenha os apoios necessários à eleição na sessão plenária de sexta-feira.

Presidente do parlamento catalão propõe independentista para Generalitat
Notícias ao Minuto

15:17 - 24/03/21 por Lusa

Mundo Espanha

Depois de ouvir todos os líderes parlamentares catalães, Laura Borràs anunciou a convocação do debate de investidura para esta sexta-feira e o nome de Pere Aragonès, da ERC (Esquerda Republicana da Catalunha), como o candidato "com mais hipóteses de ser investido".

O líder da ERC ainda está em conversações com os restantes partidos independentistas para obter os votos necessários, o que ameaça atrasar a sua investidura.

Aragonès já chegou a um pré-acordo com o mais pequenos dos partidos independentistas com representação na assembleia regional, a CUP (Candidatura de Unidade Popular, extrema- esquerda), mas as conversações com o JxCat (Juntos pela Catalunha, direita) parece estarem mais atrasadas.

Na terça-feira, o secretário-geral do JxCat, Jordi Sànchez, deu uma conferência na qual pediu mais tempo para chegar a um acordo de legislatura que possibilitasse a tomada de posse de um executivo regional presidido por Pere Aragonès, o qual, segundo ele, poderia acontecer daí a alguns "dias ou semanas".

Um acordo entre os partidos separatistas nesta região de Espanha assegurou a eleição como presidente do parlamento regional de Laura Borràs, do JxCat, partido do separatista Carles Puigdemont, fugido na Bélgica.

Um eventual acordo entre os mesmos partidos deverá também garantir como próximo presidente do Governo regional Pere Aragonès, da ERC.

Isto apesar de o PSC (Partido Socialista da Catalunha, associado ao PSOE) ter sido a formação mais votada e ter o mesmo número de deputados regionais (33) da ERC, formação que ficou em segundo lugar e que é a mais votada entre os partidos independentistas.

O candidato do PSC à presidência da Generalitat (governo regional), Salvador Illa, reiterou hoje junto da presidente do parlamento que quer ser proposto como candidato no plenário de investidura de sexta-feira, por ser do partido mais votado e apesar de também não ter os apoios suficientes.

O PSC ganhou as eleições regionais catalãs (23,0% e 33 deputados), mas a soma dos partidos separatistas reúne a maioria absoluta dos votos, assim como dos lugares no parlamento regional, tendo a ERC (21,3%, 33 deputados) substituído o JxCat (20,0%, 32 lugares) como o maior partido independentista.

As eleições regionais de 14 de fevereiro também foram marcadas pela subida da extrema-direita espanhola do Vox, que ficou em quarto lugar com 7,6% e 11 deputados, seguida dos independentistas da CUP com 6,7% e nove deputados e o partido de extrema-esquerda En Comú Podem (associado ao Podemos) com 6,9% e oito deputados.

O grande perdedor das eleições foi o Cidadãos (direita-liberal), que nas eleições de 2017 concentrou o voto útil dos constitucionalistas (pela união de Espanha) que agora fugiu para o PSC, e desceu de 25,3% para de 5,5% e de 36 para apenas seis deputados.

Por último, o Partido Popular (PP, direita) obteve 3,8% e três lugares no novo parlamento regional.

Leia Também: Candidata independentista eleita presidente do parlamento da Catalunha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório