Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Erdogan afirma que a Turquia "pretende aumentar o número dos seus amigos"

O Presidente Recep Tayyip Erdogan afirmou hoje que a Turquia pretende aumentar "o número dos seus amigos" e transformar a região "numa ilha de paz", numa ofensiva destinada a contrariar o isolamento do país a nível regional e internacional.

Erdogan afirma que a Turquia "pretende aumentar o número dos seus amigos"
Notícias ao Minuto

14:25 - 24/03/21 por Lusa

Mundo Turquia

"Num futuro próximo estamos decididos a transformar a nossa região numa ilha de paz ao aumentar o número dos nossos amigos e resolvendo as hostilidades", afirmou em Ancara no decurso do Congresso do seu partido islamita-conservador AKP.

"A Turquia não tem a pretensão de virar as costas nem ao Ocidente nem ao Oriente", acrescentou Erdogan, que após alguns anos de crescentes tensões regiões decidiu desencadear uma ofensiva de charme dirigida aos aliados ocidentais e aos rivais regionais com quem tem mantido frias relações em particular o Egito.

"Estamos convencidos de que não existe qualquer questão que não possamos resolver com os países que respeitam os nossos interesses nacionais", prosseguiu.

As relações entre a Turquia e os aliados ocidentais, e com países da região euro-asiática, têm permanecido tensas devido a numerosos contenciosos, em particular a partilha dos recursos energéticos no Mediterrâneo, as intervenções militares de Ancara na Síria e na Líbia e o seu apoio a movimentos provenientes do Islão político.

No entanto, desde o início de 2021 que Ancara multiplica os gestos destinados a apaziguar as tensões.

"Vamos continuar a promover as nossas relações com todos os países, dos Estados Unidos à Rússia, da União Europeia ao mundo árabe, em função dos interesses da Turquia e as expectativas do nosso povo", acrescentou Erdogan.

Apesar do forte aumento dos casos do novo coronavírus na Turquia, a sala onde decorre o Congresso do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) estava repleta, com a participação de delegados provenientes de todo o país e que pareciam ignorar as medidas de distanciamento social, indicou a agência noticiosa AFP.

Erdogan também tentou tranquilizar os mercados após a queda na libra turca na sequência da demissão do chefe do Banco central.

"As recentes flutuações registadas nos mercados não refletem os fundamentos, as verdadeiras dinâmicas e o potencial da economia turca", considerou.

O chefe de Estado turco apelou ainda à população para investir as suas eventuais economias em divisas ou em ouro no mercado local.

"Gostava que os meus cidadãos pudessem as dividas estrangeiras e o ouro que têm em suas casas investir em diversos produtos financeiros, e contribuir para a economia e a produção", disse.

Leia Também: Protestos na Turquia contra saída de tratado que protege as mulheres

Recomendados para si

;
Campo obrigatório