Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Taiwan condena promessa de vacinas ao Paraguai

O Ministério dos Negócios Estrangeiros taiwanês condenou que empresários chineses estejam a condicionar a disponibilização ao Paraguai de vacinas chinesas contra a covid-19 a um corte de relações com Taiwan pelo Governo do país sul-americano.

Taiwan condena promessa de vacinas ao Paraguai
Notícias ao Minuto

05:59 - 24/03/21 por Lusa

Mundo Relações

Confrontado com um comunicado em que o Governo do Paraguai confirmou, na terça-feira, que alguns agentes chineses informaram que só depois de um corte de relações com Taiwan poderiam negociar a vinda de vacinas, o diretor-geral do Departamento do Ministério taiwanês para Assuntos da América Latina e Caraíbas, Alexander Yui, afirmou que tal exigência é "irrazoável".

"O acesso à vacina é uma questão humanitária neste momento difícil da pandemia da covid-19. A vacina não deve ser usada como uma ferramenta de manipulação política", afirmou Yui. "Opomo-nos veementemente às tentativas de algumas partes de usar o corte das relações Taiwan-Paraguai como uma pré-condição para receber a vacina da covid-19 da China", adiantou.

O comunicado do Ministério das Relações Exteriores paraguaio considera a exigência imprópria e injustificada, dado que o comércio entre o Paraguai e a China é normal, apesar da falta de vínculos diplomáticos.

O Paraguai é um dos nove aliados diplomáticos de Taiwan na região da América Latina e Caraíbas.

Leia Também: Taiwan suspende voos de caças F-5E após novo acidente fatal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório