Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Supremo considera que Moro foi parcial ao condenar Lula no caso Tríplex

Com esta decisão as provas do caso Tríplex vão ser anuladas. Também pode resultar noutras anulações no âmbito do caso Lava-Jato.

Supremo considera que Moro foi parcial ao condenar Lula no caso Tríplex
Notícias ao Minuto

21:40 - 23/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Lula da Silva

O Supremo Tribunal Federal do Brasil (STF) declarou esta terça-feira que antigo juiz do caso Lava-Jato, Sérgio Moro, foi parcial na condução do processo do tríplex do Guarujá, em São Paulo, que culminou na condenação de Lula da Silva, avança o jornal O Globo. 

A decisão do STF de declarar Moro parcial contou com três votos a favor e dois votos contra.

O voto da juíza Cármen Lúcia revelou-se decisivo e representou uma mudança face ao seu voto em 2018. Na altura, a magistrada votou para considerar Sérgio Moro imparcial, rejeitando o pedido da defesa de Lula. 

Desta feita, Cármen Lúcia observou que se verificou prejuízo ao direito de defesa. Entre os motivos que apresentou para justificar a sua decisão, a juíza falou em escutas em chamadas "ao arrepio da lei" antes de serem adotadas outras medidas e na divulgação seletiva dos áudios gravados. 

A decisão tomada hoje pelo STF vai implicar a anulação das provas do caso Tríplex, e até pode implicar outras anulações no âmbito do caso Lava-Jato. 

Há duas semanas, outra decisão do STF levou à anulação de todas as condenações do ex-presidente brasileiro pela Justiça Federal do Paraná. 

Lula fica assim com o caminho cada vez mais aberto para entrar na corrida às eleições do próximo ano.

Por outro lado, esta decisão mancha a imagem de Sérgio Moro, que chegou a ser ministro da Justiça no governo de Jair Bolsonaro, e de quem se diz ambicionar uma candidatura à presidência. 

[Notícia atualizada às 22h01]

Leia Também: Lula admite candidatar-se à Presidência caso PT e aliados concordem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório