Rússia pede à Bulgária para terminar "caça às bruxas" após incidente

A Rússia pediu hoje à Bulgária para parar a "caça às bruxas" contra o país, após a expulsão de dois diplomatas russos por espionagem, e sugeriu o regresso a uma agenda bilateral construtiva.

ONU e Rússia exigem libertação imediata de funcionários detidos no Kosovo

© Reuters

Lusa
23/03/2021 13:58 ‧ 23/03/2021 por Lusa

Mundo

Diplomacia

 

Na segunda-feira, a Bulgária anunciou a expulsão de dois diplomatas russos após a descoberta de uma suposta rede de espionagem para favorecer Moscovo, num momento de tensão entre os dois países.

"Pedimos a Sofia, mais uma vez, para parar de participar na 'caça às bruxas', que é prejudicial aos interesses nacionais da Bulgária. É hora de regressar a uma agenda bilateral construtiva, que é muito mais saudável para as relações russo-búlgaras", disse hoje a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, num comunicado.

Para o Governo russo, há uma "mania de espionagem" na Bulgária, que tem prejudicado as relações entre os dois países, com acusações que se intensificaram antes das eleições legislativas marcadas para 04 de abril e num momento em que, de acordo com a diplomacia russa, se vive "um momento de russofobia no Ocidente, principalmente nos Estados Unidos".

Zakharova acrescentou ainda que Moscovo se reserva agora o direito de tomar medidas similares contra a Bulgária, que "repetiu esta atitude por cinco vezes, no último ano e meio".

Nas contas do Governo búlgaro, são já sete os diplomatas russos, e um assistente técnico da embaixada russa em Sofia, que foram expulsas por atividades de espionagem, desde outubro de 2019.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas