Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Ministros dos Assuntos Europeus preparam hoje Conselho Europeu

Os ministros dos Assuntos Europeus dos 27 vão preparar hoje o Conselho Europeu do final da semana num Conselho de Assuntos Gerais presidido pela secretária de Estado Ana Paula Zacarias.

Ministros dos Assuntos Europeus preparam hoje Conselho Europeu
Notícias ao Minuto

06:59 - 23/03/21 por Lusa

Mundo presidência da UE

Como é tradicional em semanas de cimeiras de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, o Conselho de Assuntos Gerais -- que junta à mesa os ministros com a pasta dos Assuntos Europeus -- vai preparar os trabalhos da cimeira, que decorrerá entre quinta e sexta-feira, em formato virtual.

Este próximo Conselho Europeu, que, ao contrário do planeado, se celebrará por videoconferência, face à situação epidemiológica na Europa, volta a ter entre os pontos em agenda, como sucedeu ao longo dos últimos 12 meses, a pandemia da covid-19, com os líderes a discutirem designadamente o processo de vacinação na UE e a coordenação na resposta dos Estados-membros em diferentes níveis, como as restrições à livre circulação.

A cimeira não será, no entanto, consagrada exclusivamente à covid-19, com a agenda de trabalhos a contemplar diversos outros temas, alguns dos quais a prometer discussões animadas, como é o caso do "debate estratégico sobre as relações com a Rússia" e também as relações com a Turquia, à luz da situação no Mediterrâneo Oriental.

Na reunião de hoje, que decorre também por videoconferência, dirigida desde Bruxelas por Ana Paula Zacarias, os 27 vão também debater o relatório de síntese que reúne as principais contribuições do Conselho para o "semestre europeu" de coordenação de políticas económicas e orçamentais de 2021, com a presidência portuguesa a apresentar um "roteiro atualizado" para este exercício.

Por fim, a presidência portuguesa fará um ponto da situação relativo à Conferência sobre o Futuro da Europa, que deverá arrancar no início de maio próximo.

Ainda antes da cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE, Ana Paula Zacarias participará, na quarta-feira, num debate preparatório da cimeira a ter lugar durante a minissessão plenária do Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Leia Também: Sanções de Pequim à UE são inaceitáveis e terão "consequências"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório