Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Europeus perdem confiança na vacina da AstraZeneca

Estudo realizado pela YouGov revela que confinaça na vacina baixou, sobretudo em países como França, Espanha, Itália e Alemanha.

Europeus perdem confiança na vacina da AstraZeneca
Notícias ao Minuto

08:15 - 22/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A confiança dos europeus na vacina da AstraZeneca caiu nas últimas semanas.

De acordo com o estudo efetuado pelo YouGov e tornado público esta segunda-feira, em França, Alemanha, Espanha e Itália a maioria dos inquiridos considerou a vacina mais perigosa do que segura.

O estudo foi efetuado entre 12 e 18 de março no contexto da preocupação com os efeitos secundários da vacina.

Em França, a perda de confiança nesta vacina aumentou consideravelmente, com 65% das pessoas a dizerem que não a  achavam segura, enquanto apenas 23% mostraram uma opinião contrária. 

Em Itália e Espanha, a maioria dos inquiridos considerou, em fevereiro, que a vacina era segura (54% e 59%, respetivamente). Já neste novo estudo, essa percentagem baixou para 36% e 38%.

Já no Reino Unido, por outro lado, mais de três quartos dos inquiridos confiam na vacina do grupo britânico-sueco, embora a percentagem tenha caído ligeiramente, para 77% (-4 pp).

A desconfiança em relação à vacina aconteceu após o registo de doentes que sofreram coágulos no sangue após terem sido inoculados com a mesma. A reação apareceu num pequeno número de europeus, tendo levado vários países a suspender a sua administração. Contudo, na passada semana, a Agência Europeia do Medicamento garantiu que a vacina era "segura e eficaz".

Leia Também: AO MINUTO: Portugal volta a administrar AstraZeneca; Madeira sem recolher

Recomendados para si

;
Campo obrigatório