Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

AO MINUTO: Índice de transmissão volta a subir; Imunidade "não é linear"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Índice de transmissão volta a subir; Imunidade "não é linear"
Notícias ao Minuto

07:56 - 22/03/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Uma semana depois de ter sido suspensa, devido a relatos em vários países de casos de coágulos sanguíneos, a  vacina da AstraZeneca volta hoje a ser administrada em Portugal continental.

Portugal poderá assim dar uso às cerca de 170 mil doses que ficaram guardadas em armazém, após a suspensão da vacina. Na sexta-feira, recorde-se, o Infarmed atualizou as recomendações para quem já tomou ou vai tomar a vacina da AstraZeneca.

Desde o início da vacinação e até domingo, Portugal administrou 1.348.331 vacinas contra a Covid-19: 902.527 de primeira dose e 445.804 de segunda dose.

António Costa lembrou no sábado que "enquanto não houver uma vacinação total, ou a descoberta de um medicamento eficaz para a eliminação da covid-19", a pandemia ainda "não acabou nem acabará".

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

15h50 - Este registo termina aqui. Mas pode continuar a acompanhar-nos neste novo link.

15h40 - O primeiro-ministro irlandês, Micheal Martin, expressou hoje a sua oposição a um possível bloqueio pela União Europeia (UE) às exportações das vacinas contra a covid-19 fabricadas no seu território, acreditando que seria uma "medida muito retrógrada".

15h35 - O município de Carrazeda de Ansiães vai apoiar com uma verba até dois mil euros as empresas deste concelho do distrito de Bragança afetadas pelas consequências económicas da pandemia covid-19, divulgou hoje a autarquia.

15h20 - A Comissão Europeia pediu à Espanha "coerência" nas restrições de viagem aplicadas no território nacional e no que respeita às viagens de e para outros países da União Europeia, salientando que os riscos associados ao coronavírus são semelhantes quer se trate de viagens domésticas ou transfronteiriças.

15h12 - A consulta Expense Reduction Analysts aponta cinco passos que as empresas podem seguir no sentido de ultrapassar a crise. Conheça-os aqui.

15h10 - A Associação Nacional de Discotecas defendeu hoje uma reabertura gradual dos espaços fechados desde há um ano, começando por espaços ao ar livre, lamentando que o setor da noite tenha sido ignorado aquando do anúncio do plano de desconfinamento.

14h50 - O Presidente russo, Vladimir Putin, criticou hoje a posição das autoridades sanitárias europeias sobre a vacina contra a covid-19 Sputnik V, no dia em que anunciou que será vacinado na terça-feira.

14h44 - O boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta segunda-feira revela que, uma semana depois de ter arrancado o plano de desconfinamento, não há concelhos em risco extremo. A matriz de risco, que vai guiar o plano de retoma, mostra que Portugal continua no verde. De sublinhar também que há 37 concelhos com uma incidência de zero casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, acima dos 35 da semana passada.

14h36 - O plano de vacinação em Portugal soma hoje um total de 1.351.516 doses de vacinas já administradas. Já foram administradas 903.964 primeiras doses e 447.552 segundas doses.

14h29 - Os Açores registaram 13 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, todos na ilha de São Miguel, que tem hoje mais quatro pessoas hospitalizadas, num total de 13, anunciou a Autoridade de Saúde.

14h03 - Portugal registou hoje mais 248 casos de Covid-19 e 16 mortos. Em termos acumulados, o país totaliza 16.784 óbitos e 817.778 casos de SARS-CoV-2, desde o in ício da pandemia. 

13h58 - Um restaurante do concelho de Felgueiras, que estava a funcionar com 13 pessoas no interior, foi encerrado pela Guarda Nacional Republicana (GNR), no passado sábado. 

13h57 - A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) lamentou, esta segunda-feira, a morte de mais um polícia, vítima de Covid-19. Eduardo Contreiras, de 59 anos, que trabalhava na Divisão do Barreiro, estava hospitalizado desde janeiro. 

13h44 - A segurança das vacinas contra a covid-19 na União Europeia vai ser monitorizada durante três anos por um consórcio de centros de 13 países, disse hoje o coordenador da participação portuguesa no projeto.

13h20 - Portugal poupa pelo menos 242 mil euros em juros com empréstimos ao abrigo do instrumento europeu para evitar o desemprego (SURE), tendo já recebido três mil milhões de euros dos 5,9 mil milhões a que tem direito.

13h15 - Cinco semanas após permitir a venda de livros em lojas de bens essenciais, como supermercados, o Governo revogou o despacho que proibia essa venda, desde meados de janeiro, e cuja vigência gerou dúvidas nos operadores económicos. "Razões de segurança jurídica aconselham, por isso, a que se promova uma revogação do meu despacho 714-C/2021, de 15 de janeiro, substituindo-o por um novo, devidamente atualizado", justifica o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Siza Vieira

13h10 - As ilhas baleares exigem ao governo espanhol que controle "um a um" todos os turistas estrangeiros que viajem para o arquipélago. O porta-voz do governo regional, Iago Negueruela, insistiu esta segunda-feira que o governo central deve "limitar a mobilidade ao máximo" e exigir um teste PCR negativo aos turistas estrangeiros como garantia de que não estão infetados com o SARS-CoV-2.

13h07 - O presidente Vladimir Putin diz que planeia ser vacinado amanhã, avança a AFP.

12hh55 - A pandemia de SARS-CoV-2 fez pelo menos 2.716.035 mortos em todo o mundo desde que a OMS detetou a doença na China em dezembro de 2019, segundo a contagem da France-Presse com base em fontes oficiais.  

12h25 - Especialistas na área das doenças raras juntaram-se num projeto que pretende analisar o impacto da pandemia nestas doenças e fazer recomendações para ajudar a melhorar o diagnóstico, o apoio social e económico a estes doentes e potenciar a investigação.

12h17 - O Paços de Ferreira emitiu, esta segunda-feira, um comunicado nas plataformas oficiais no qual confirma que dois jogadores do plantel principal estiveram presentes numa festa ilegal que decorreu em Esposende e que acabou por ser encerrada pelas forças de segurança.

12h13 - Animais domésticos como gatos e cães também estão a ser infetados pela variante britânica (B.1.1.7) do coronavírus. Em alguns dos casos estudados, a nova variante provocou "manifestações clínicas atípicas, incluindo graves anomalias cardíacas e profunda deterioração do estado geral de saúde".

11h57 - O Ministério da Saúde grego começou a mobilizar de forma obrigatória médicos do setor privado para enfrentar a falta de profissionais nos hospitais públicos, na região de Ática durante a atual "terceira onda" de covid-19.

11h50 -  A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Ílhavo deteve, no sábado, dia 20 de março, um homem de 46 anos por violação do confinamento obrigatório a que estava sujeito no âmbito da pandemia de Covid-19. Os militares da GNR perceberam, durante uma ação de policiamento para verificação do dever de confinamento obrigatório, que o suspeito não estava em casa.

11h33 - O Governo da Madeira prolongou até 29 de março o recolher obrigatório às 19:00 nos dias úteis e às 18:00 ao fim de semana, conforme indica uma resolução publicada hoje no Jornal Oficial da região

11h00 - Depois de ter sido duramente criticada nas redes sociais por ter participado na manifestação que decorreu este fim de semana em Lisboa contra o confinamento, tendo estado sem máscara, Sandra Celas reagiu a todos os comentários que recebeu.  Num direto, a atriz confirma que esteve na referida manifestação sem máscara, assim como as três mil pessoas que participaram no protesto.

10h29 - África registou mais 449 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 109.893 desde o início da pandemia, e o número mais recente de novos casos de infeção é de 4.114.437, segundo os dados oficiais.

10h21 - Macau recebeu em fevereiro 427.122 visitantes, menos 23,3% que no mês anterior, mas mais 173,1% do que no período homólogo do ano passado, quando começou a pandemia, anunciaram hoje as autoridades.

09h54 -  A Ucrânia registou, nas últimas 24 horas, mais 150 mortes, elevando o total de mortes no país para mais de 30 mil. O Conselho Nacional de Segurança e Defesa indicou que foram confirmados 7.893 casos e 157 mortes nas últimas 24 horas, elevando os totais para 1.554.256 e 30.098, respetivamente.

09h53 - O primeiro-ministro britânico ligará esta semana aos líderes europeus na tentativa de impedir que a União Europeia (UE) proíba as exportações para o Reino Unido da vacina da AstraZeneca fabricada na Holanda, noticia hoje o Financial Times.

09h50 - O grupo farmacêutico indiano Virchow Biotech vai produzir na Índia 200 milhões de doses da vacina russa Sputnik V contra o novo coronavírus, ao abrigo de um acordo com o fundo soberano russo.

09h47 - A secretária-executiva da Comissão Económica das Nações Unidas para África considerou que, se houvesse um sistema financeiro de alívio rápido, 50 milhões de empregos teriam sido salvos e 30 milhões de pessoas não teriam caído na pobreza extrema.

09h44 - Investigadores do Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde (CEPSU-IINFATS) concluíram que os distúrbios de sono nas crianças durante o confinamento podem estar associados a "uma pior higiene oral".

09h41 - Ciente de que o alívio das restrições vai originar um aumento das infeções pelo novo coronavírus, Ricardo Mexia defende, em entrevista ao Notícias ao Minuto, que evitar uma quarta vaga da pandemia no país está na mãos de todos: cidadãos, profissionais de saúde e decisores políticos. Confira aqui a entrevista na íntegra.

09h35 - A farmacêutica portuguesa Bluepharma, sediada em Coimbra, está a desenvolver um medicamento para o tratamento da covid-19, revelou à agência Lusa o presidente da empresa, Paulo Barradas Rebelo.

09h08 - A cantora Lauren Alaina viu-se obrigada a cancelar aquele que ia ser o seu próximo espetáculo após receber um teste positivo à Covid-19. Nas redes sociais, a artista partilhou uma nota, no sábado, 20 de março, onde revela que está neste momento a recuperar em quarentena. 

08h59 - A vacina covid-19 da AstraZeneca e Oxford demonstrou ser 79% eficaz na prevenção de doenças sintomáticas e totalmente eficaz na prevenção de doenças graves, de acordo com um estudo em que participaram mais de 32.000 voluntários no Chile, Peru e Estados Unidos.

08h55 - O principal líder da oposição da República do Congo Guy-Brice Parfait Kolelas, candidato à presidência do país nas eleições de domingo, morreu de covid-19 aos 61 anos.

08h50 - As autoridades norueguesas anunciaram, esta segunda-feira, que estão a investigar a morte de mais duas pessoas após terem recebido a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca e terem desenvolvido uma condição tromboembólica invulgar.

08h40 - As autoridades timorenses registaram nas últimas 24 horas nove novos casos da covid-19 e quatro recuperações, o que eleva para 211 o total de casos ativos no país, a maioria assintomáticos e os restantes ligeiros.
  

08h37 - Paulo Portas recordou que os problemas com a vacina da AstraZeneca não aconteceram nos EUA, onde o imunizante não foi aprovado. Já os europeus, "meteram-se numa ambiguidade que termina nesta coisa de 'um dia autorizo, no outro dia não autorizo', minando a credibilidade".

08h25 - Os trabalhadores da Groundforce vão receber os salários em atraso até esta segunda-feira, disse o presidente da Plataforma de Sindicatos de Terra do Grupo TAP, André Teives, na semana passada, depois de a TAP ter processado os valores, para este efeito, na sexta-feira. 

A TAP procedeu, no dia 19 de março, "às transferências necessárias ao pagamento dos salários" na SpDH/Groundforce, depois do princípio de acordo anunciado na quinta-feira entre as duas empresas

08h05 - A confiança dos europeus na vacina da AstraZeneca caiu nas últimas semanas. De acordo com o estudo efetuado pelo YouGov e tornada pública esta segunda-feira, em França, Alemanha, Espanha e Itália a maioria dos inquiridos considerou a vacina mais perigosa do que segura.

08h00 - A Índia contabilizou 212 mortes por covid-19 e 46.951 casos nas últimas 24 horas, o maior número diário de infeções desde novembro de 2020, segundo o Ministério da Saúde indiano.

07h45 - Jorge Jesus mostrou-se preocupado com Lucas Veríssimo após o apito final do encontro deste domingo com o Sporting de Braga, mas, aparentemente, não existem razões para uma preocupação maior. Lucas Veríssimo fez um teste rápido de antigénio à Covid-19 logo após o jogo e o resultado veio negativo.

07h35 - O recolher obrigatório na Madeira, imposto devido à pandemia da covid-19, termina hoje na região. O Governo Regional da Madeira tinha imposto recolher obrigatório às 19h00 nos dias úteis e às 18h00 ao fim de semana.

07h30 - A Alemanha regista, esta segunda-feira, mais 7.709 novos casos de Covid-19 e 50 mortos. No total, e segundo os dados atualizados do Instituto Robert Koch, o país germânico tem agora 2.667.225 casos da doença e 74.714 vítimas mortais.

A chanceler Angela Merkel reúne-se hoje com os ministros-presidentes dos estados federados para voltar a aplicar medidas mais duras para tentar travar o que será uma terceira vaga da pandemia. Merkel disse, na sexta-feira, que vai ser aplicado um "travão de emergência" e introduzidas algumas das restrições anteriormente levantadas, porque a pandemia no país está "em crescimento exponencial".

07h29 - A pandemia mudou a maneira como vivemos. Isso afetou a maneira como trabalhamos, como nos divertimos e os nossos relacionamentos. Máscaras, distanciamento social e muito mais tornaram-se o "novo normal" e é provável que muitos dos hábitos adquiridos durante este período se mantenham no pós pandemia. Eis alguns deles.

07h28 - A economia cabo-verdiana registou uma recessão económica histórica de 14% em 2020, devido à pandemia.

07h27 - O Brasil registou 1.290 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o número total de óbitos para 294.092.

07h26 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje que foram diagnosticados sete casos de covid-19 nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior. 

07h25 - O México registou 209 mortes causadas por covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 198.036 óbitos desde o início da pandemia, disseram no domingo as autoridades mexicanas.

07h24 - O estado de emergência devido à covid-19 foi hoje levantado em Tóquio e nas prefeituras vizinhas de Kanagawa, Chiba e Saitama, onde esteve em vigor durante dois meses e meio.

07h23 - Os Estados Unidos atingiram no domingo 29.816.771 casos confirmados da covid-19 e 542.343 mortes associadas à pandemia, indicou o último balanço independente da Universidade Johns Hopkins.

07h22 - A Venezuela estará em "quarentena radical" até depois da Páscoa, para tentar travar a propagação local da variante do vírus da covid-19 detetada no Brasil, anunciou no domingo o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

07h20 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Brasil perto dos 300 mil mortos; Imunidade coletiva em julho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório