Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Tropas filipinas capturaram comandante de grupo separatista islâmico

As tropas filipinas capturaram um comandante de um grupo separatista islâmico culpado de anos de sequestros com resgate e salvaram o último dos seus quatro prisioneiros indonésios.

Tropas filipinas capturaram comandante de grupo separatista islâmico
Notícias ao Minuto

06:25 - 21/03/21 por Lusa

Mundo Filipinas

Amajan Sahidjuan, comandante do grupo rebelde Abu Sayyaf, foi capturado numa batalha armada no sábado à noite na ilha de Kalupag, na província mais meridional do Tawi Tawi. Dois outros militantes conseguiram fugir e arrastaram o último de quatro reféns indonésios, mas as tropas finalmente resgataram-no hoje, disse o comandante militar regional, o Tenente-General Corleto Vinluan Jr.

Na quinta-feira à noite, três homens indonésios foram resgatados pela polícia.

Os militares disseram que os militantes de Abu Sayyaf liderados por Sahidjuan estavam a fugir de ataques na vizinha província de Sulu quando a sua lancha foi atingida por enormes ondas e virada do avesso.

Sahidjuan, que usa como nome de guerreiro Apuh Mike, tem sido responsabilizado pela realização de sequestros com resgate desde o início dos anos 90. Foi alegadamente um dos militantes de Abu Sayyaf que atacou a cidade Ipil, a sua maioria cristã, em 1995, onde mataram mais de 50 pessoas depois de roubarem bancos e lojas e queimarem o centro da cidade.

O Abu Sayyaf é um grupo pequeno, mas violento que foi colocado na lista negra pelas Filipinas e pelos Estados Unidos como uma organização terrorista. Algumas das suas fações alinharam-se com o grupo do Estado islâmico.

Os militantes têm sido consideravelmente enfraquecidos por anos de ofensivas militares, mas continuam a ser uma ameaça à segurança das Filipinas.

Leia Também: Filipinas autorizam vacina russa Sputnik V

Recomendados para si

;
Campo obrigatório