Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Dinamarca reporta mais dois casos de coágulos após vacina da AstraZeneca

As reações foram registadas em dois profissionais de saúde.

Dinamarca reporta mais dois casos de coágulos após vacina da AstraZeneca
Notícias ao Minuto

10:59 - 20/03/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

A Dinamarca anunciou, este sábado, dois casos de coágulos sanguíneos e hemorragia cerebral após a toma da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca. As reações foram identificadas em dois profissionais de saúde, e para um deles revelaram-se fatais.

As autoridades de Saúde dinamarquesas, citadas pela Reuters, deram conta de que um dos funcionários hospitalares morreu, tendo os dois recebido a vacina menos de 14 dias antes de se verificarem os sintomas.

A agência do medicamento do país confirmou, apenas, a existência de "dois relatos graves", não adiantando mais detalhes.

A Dinamarca suspendeu o uso da vacina da AstraZeneca, feita em parceria com a Universidade de Oxford, no passado dia 11 deste mês e ainda não retomou o processo, apesar da garantia de segurança dada por parte da Agência Europeia do Medicamento (EMA). 

No total, até pelo menos dia 10 de março, eram já 21 países a nível global a terem suspendido a vacina: Suécia, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França, Noruega, Áustria, Roménia, Estónia, Países Baixos, Islândia, Lituânia, Letónia, Bulgária, Luxemburgo, Chipre, Irlanda, Dinamarca, Indonésia e Venezuela. Tendo alguns voltado atrás com a decisão depois da declaração da EMA, feita na quinta-feira, nomeadamente Portugal.

Mais de 17 milhões de pessoas na União Europeia e no Reino Unido receberam a vacina da AstraZeneca. 

Leia Também: Dinamarca suspende utilização da vacina AstraZeneca

Recomendados para si

;
Campo obrigatório