Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Segunda vacina cubana começa para a semana a fase 3 dos ensaios clínicos

Cuba vai começar a vacinar, na segunda-feira, 48.000 voluntários com a sua vacina contra a covid-19 Abdala, a segunda do país a entrar na fase 3 dos ensaios clínicos, a última antes da aprovação, anunciaram hoje as autoridades cubanas.

Segunda vacina cubana começa para a semana a fase 3 dos ensaios clínicos
Notícias ao Minuto

06:03 - 20/03/21 por Lusa

Mundo Abdala

"Pensar que, desde ontem temos autorização para a fase 3 de ensaios clínicos para uma segunda vacina candidata, motiva-nos e dá-nos energia para continuar a trabalhar", disse, em conferência de imprensa, o vice-presidente do grupo farmacêutico estatal BioCubaFarma, Eulogio Pimentel.

Salientando que 22 vacinas candidatas em todo o mundo estão atualmente na fase 3, acrescentando que a 23ª é Abdala, batizada com o nome do poema do herói nacional José Marti.

"A inventividade dos nossos cientistas e técnicos fez com que 10% destes candidatos da fase 3 viessem de uma pequena ilha como a nossa", disse.

A 4 de março, outra vacina candidata, a Soberana 2, chegou à fase 3 dos ensaios clínicos com 44.000 voluntários.

Se qualquer uma chegar à aprovação final, seria a primeira vacina Covid-19 concebida e produzida na América Latina.

Enquanto a fase 3 da Soberana 2 decorre em Havana, a fase 3 da Abdala será conduzida em três cidades do leste do país: Santiago, Guantanamo e Bayamo.

Os 48.000 voluntários, com idades compreendidas entre 19 e 80 anos, "receberão três doses, com duas semanas de intervalo", disse Marta Ayala, vice-directora do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB), que está a desenvolver a vacina.

Nas primeiras fases, "todos os voluntários mostraram uma resposta com anticorpos específicos" após as injeções, uma resposta "quatro vezes mais forte do que antes da vacinação", adiantou.

Tal como com a Soberana 2, mesmo antes do fim da fase 3, os resultados parciais poderiam permitir o pedido de "autorização de utilização de emergência, pois isso abriria o caminho (...) para uma extensão da vacinação a toda a população", disse Ayala.

Cuba, que fixou o objetivo de vacinar todos os seus habitantes este ano, espera ter acabado de fabricar as doses necessárias "o mais tardar em agosto", disse esta semana o presidente do grupo BioCubaFarma, Eduardo Martinez.

A ideia será fornecer também vacinas a "outros países amigos".

Na semana passada, Cuba enviou 100.000 doses de Soberana 2 para o Irão para testar a sua eficácia. O país também tem tido contactos com o México e o Vietname.

"O CIGB tem fortes relações com a China, México, Venezuela, República Dominicana e outros países com os quais temos vindo a comercializar os nossos produtos, e em particular as nossas vacinas, há vários anos", disse Eulogio Pimentel.

Sob um embargo dos EUA desde 1962, Cuba começou a desenvolver as suas próprias vacinas na década de 1980 e hoje quase 80% das vacinas do seu programa de imunização são produzidas localmente.

O país está a trabalhar em quatro vacinas candidatas contra o coronavírus: Soberana 1, Soberana 2, Abdala, Mambisa e Soberana +, uma reformulação da Soberana 1 para pessoas em recuperação da doença.

Estes projetos utilizam uma proteína recombinada, uma técnica também utilizada pela empresa americana de biotecnologia Novavax.

O país comunista permanece relativamente pouco afetado pela doença, com 65.149 casos e 387 mortes para 11,2 milhões de habitantes.

Leia Também: Vacina cubana entra na fase final de testes na próxima semana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório