Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Mais quatro membros dos Proud Boys acusados em ataque ao Capitólio

Quatro novos membros do grupo de extrema-direita Proud Boys foram acusados nos motins do Capitólio, depois de surgirem novas provas de que planearam um ataque coordenado para impedir a confirmação da vitória do Presidente Joe Biden.

Mais quatro membros dos Proud Boys acusados em ataque ao Capitólio
Notícias ao Minuto

23:59 - 19/03/21 por Lusa

Mundo EUA

Até agora, pelo menos 19 líderes, membros ou associados do grupo, considerado neofascista, foram acusados no tribunal federal por crimes relacionadas com os tumultos de 06 de janeiro no Capitólio dos Estados Unidos.

A última acusação sugere que os Proud Boys destacaram um contingente muito maior para Washington, com mais de 60 utilizadores a "participarem" num canal de mensagens encriptadas para membros do grupo, criado um dia antes dos tumultos.

Os Proud Boys criaram o novo canal "Boots on the Ground" após a polícia ter prendido o líder do grupo, Enrique Tarrio, em Washington.

Tarrio foi preso a 04 de janeiro e acusado de vandalizar uma bandeira do movimento "Black Lives Matter" numa histórica igreja negra durante um protesto em dezembro, tendo-lhe sido ordenado que ficasse fora do Distrito de Columbia.

Tarrio não foi acusado pelos tumultos, mas a última acusação refere-o como presidente dos Proud Boys.

Ethan Nordean e Joseph Biggs, dois dos quatro últimos arguidos acusados, foram presos há várias semanas com base em acusações separadas, mas relacionadas.

A nova acusação também implica Zachary Rehl e Charles Donohoe.

Todos os quatro arguidos são acusados de conspiração para impedir a certificação pelo Congresso do voto do Colégio Eleitoral.

Outras acusações incluem obstrução de um processo oficial, obstrução à aplicação da lei durante a desordem civil e conduta desordeira.

Os advogados dos quatro homens não comentaram as acusações.

Os membros dos Proud Boys, que se descrevem como um clube de homens politicamente incorreto para "chauvinistas ocidentais", envolvem-se frequentemente em lutas com ativistas antifascistas em comícios e protestos.

Os Proud Boys reuniram-se no monumento de Washington por volta das 10 da manhã do dia 06 de janeiro e marcharam até ao Capitólio antes do então Presidente Donald Trump terminar de se dirigir a milhares de apoiantes perto da Casa Branca.

Cerca de duas horas mais tarde, pouco antes do Congresso convocar uma sessão conjunta para certificar os resultados eleitorais, um grupo de Proud Boys seguiu uma multidão de pessoas que derrubaram as barreiras de proteção e avançaram para o Capitólio, segundo a acusação.

Vários elementos do grupo também entraram no próprio edifício do Capitólio depois de terem partido janelas e forçado a abrir portas.

Às 15h38, Donohoe anunciou que ele e outros estavam "a reagrupar-se com uma segunda força" quando alguns dos invasores começavam a abandonar o Capitólio, de acordo com a acusação.

"Isto não foi simplesmente uma marcha. Isto foi um ataque incrível às nossas instituições de governo", disse o Procurador Adjunto dos EUA Jason McCullough durante uma recente audiência.

Pelo menos cinco pessoas morreram durante a invasão ao Capitólio.

As autoridades detiveram, entretanto, várias pessoas acusadas de participar neste ataque, algumas das quais tinham publicado nas redes sociais vídeos e fotografias enquanto a invasão decorria.

Leia Também: Investigação do assalto ao Capitólio será "a mais complexa de sempre"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório