Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

EUA pedem que Somália realize eleições de forma "imediata"

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, afirmou hoje que os Estados Unidos da América (EUA) estão "profundamente preocupados" com o impasse eleitoral na Somália, pedindo a realização de eleições de forma "imediata".

EUA pedem que Somália realize eleições de forma "imediata"
Notícias ao Minuto

18:51 - 19/03/21 por Lusa

Mundo Antony Blinken

"Os Estados Unidos da América estão profundamente preocupados com o impasse eleitoral na Somália, que está a criar incerteza política que ameaça a segurança, a estabilidade e o desenvolvimento do país. Pedimos aos líderes federais e estaduais para colocarem de lado os objetivos políticos, cumprirem as suas responsabilidades para com o povo da Somália e concordarem com a realização imediata de eleições transparentes e inclusivas", referiu um comunicado publicado no portal do Departamento de Estado norte-americano.

Blinken assinalou que "o atual impasse mina o progresso feito até agora" e é responsável por "atrasar as reformas urgentes" para a Somália continuar o seu trabalho perante a dívida externa e a luta contra o terrorismo.

"Os Estados Unidos da América apoiam o direito de os cidadãos somali protestarem pacificamente e opõem-se ao uso de violência por qualquer parte", sublinhou a nota.

O secretário de Estado norte-americano concluiu com um apelo "aos líderes da Somália para salvaguardarem o futuro do país e encontrarem um acordo para realizarem imediatamente as eleições legislativas e presidenciais".

As negociações entre o Governo central e os estados da Somália colapsaram em 07 de fevereiro sem que tenha sido atingido um acordo sobre o processo eleitoral, horas depois de o mandato do Presidente, Mohamed Abdullahi, conhecido como "Farmajo", ter terminado à meia-noite desse dia.

Desde 1991 que a Somália vive num estado de guerra e caos, depois do autocrata Mohamed Siad Barre ter sido deposto, deixando o país sem governo e nas mãos de milícias islâmicas e de senhores da guerra.

Leia Também: Erdogan defende Putin face à acusação de "assassino" feitas por Biden

Recomendados para si

;
Campo obrigatório