Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Após aprovação da EMA, Finlândia suspende vacina da AstraZeneca

A Finlândia não fazia parte da lista de países que tinham interrompido a administração desta vacina.

Após aprovação da EMA, Finlândia suspende vacina da AstraZeneca
Notícias ao Minuto

15:48 - 19/03/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

A Finlândia suspendeu a utilização da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 enquanto investiga dois possíveis casos de coágulos sanguíneos, anunciou hoje o Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar.

"Em virtude do princípio da precaução", a autoridade de saúde pública finlandesa (THL) decidiu "suspender as injeções na Finlândia até que surjam mais informações e que possa ser avaliada uma causa possível", segundo um comunicado oficial. Segundo a mesma fonte, esta investigação deverá demorar uma semana a ser concluída. 

A decisão da Finlândia surge em contraciclo com a grande maioria dos países europeus e depois de a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) ter considerado, esta quinta-feira, que a vacina AstraZeneca é "segura e eficaz".

A EMA organizou uma reunião extraordinária para discutir a segurança da vacina da AstraZeneca e os casos de formação de coágulos após a vacinação.

Vários países europeus, incluindo Portugal, deixaram de administrar temporariamente a vacina devido a estes relatos e às dúvidas que emergiram sobre a mesma. No total eram já 21 países a nível global, nomeadamente: Suécia, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França, Noruega, Áustria, Roménia, Estónia, Países Baixos, Islândia, Lituânia, Letónia, Bulgária, Luxemburgo, Chipre, Irlanda, Dinamarca, Indonésia e Venezuela.

A Finlândia não fazia parte da lista, tendo procedido à sua suspensão só hoje, refere o The Telegraph.

Leia Também: "A conclusão é clara", diz EMA. Vacina da AstraZeneca é "segura e eficaz"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório