Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Sem coveiros, filhos cavam sepultura para a mãe durante enterro no Brasil

Foram os próprios familiares a divulgar imagens do momento nas redes sociais, criticando as autoridades municipais.

Sem coveiros, filhos cavam sepultura para a mãe durante enterro no Brasil
Notícias ao Minuto

15:32 - 19/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Os filhos de uma mulher que morreu em Magé, na Baixada Fluminense, região metropolitana do Rio de Janeiro, foram obrigados a abrir a cova para enterrar a mãe, no cemitério na zona, por falta de coveiros no local.

Foram os próprios familiares a divulgar imagens do momento nas redes sociais, na quinta-feira, criticando as autoridades municipais.

"Venho informar aqui a pouca vergonha [...] aqui em Magé, no Cemitério II da Vila Esperança. Esta aqui que está no caixão é a nossa mãe. Não tem um coveiro aqui para enterrar. Quem está enterrando são os quatro filhos. E não tem um coveiro. Pelo amor de Deus. Minha mãe está sendo tratada pior que um cachorro. Isso é muito triste", pode ouvir-se no vídeo, disponível abaixo.

A autarquia de Magé divulgou, entretanto, um comunicado, citado pelo G1, onde indicou que os coveiros daquele cemitério tinham sido todos dispensados por ser hora de almoço. Por esse motivo, nem o responsável pelo cemitério nem os coveiros foram admoestados.

Porém, as autoridades camarárias lamentam "profundamente" o incidente e garantem que "todas as medidas foram imediatamente tomadas pela gestão municipal" para que não volte a suceder. "É impensável, no nosso governo, que a população seja desassistida, ainda mais num momento de dor", indicam.

Recorde-se que o Brasil atravessa, nesta altura, a pior fase da pandemia e "o maior colapso sanitário e hospitalar de sua história", segundo o descrito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o maior centro de investigação da América Latina, tendo apelado ao governo que endureça "com urgência" as medidas contra a pandemia.

Este agravamento da pandemia causou um aumento no número de novos casos e de óbitos associados à doença, tendo na última semana alcançado novos máximos desde o início da crise pandémica no país, a 26 de fevereiro do ano passado.

Oito em cada dez brasileiros (79%) consideram que a pandemia está fora de controlo no país, segundo uma sondagem do Instituto DataFolha, divulgada esta sexta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo.

Leia Também: Oito em cada dez brasileiros acha que a pandemia está fora de controlo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório