Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

AO MINUTO: RT aumentou, mas Portugal mantém-se na zona verde de risco

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: RT aumentou, mas Portugal mantém-se na zona verde de risco
Notícias ao Minuto

07:57 - 19/03/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Esta quinta-feira, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) considerou, sem reservas, que a vacina da AstraZeneca é segura e eficaz, dando assim aval aos países para continuarem a  administrá-la.

Uma notícia bem recebida em Portugal, onde a suspensão da mesma atrasou em 120 mil pessoas o plano de vacinação. Mantém-se, contudo, o receio de que a polémica em torno da vacina leve muitos a terem medo de a receber. "A recusa de uma vacina é recusar proteger-se e recusar proteger-se contra uma doença grave", afirmou Graças Freitas, deixando "um grande apelo" aos portugueses para que "ponderem muito bem antes de recusar" . Aliás, a este propósito diz hoje o jornal Público que quem recusar ser inoculado com a vacina da AstraZeneca passa automaticamente para o fim da fila, sendo que não poderá escolher na mesma a vacina que lhe será administrada.

Entretanto, esta sexta-feira, o ministro da Administração Interna reconhece que a pandemia obrigou a um reforço da fiscalização em janeiro, mês em que se registou um grande aumento de casos. Ciente de que o plano plurianual de admissões nas forças de segurança foi "de algum modo afetado" pela pandemia, o governante garante que irá avançar com "recrutamentos adicionais" a partir deste ano para a PSP e GNR. Saliente-se ainda que,  durante um ano de pandemia, foram 911 os detidos - 303 dos quais por desobediência ao confinamento obrigatório - e 3.882 os estabelecimentos encerrados.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h05 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link.

15h01 - A Câmara de Pedrógão Grande anunciou esta sexta-feira que, desde março de 2020, quando começou a pandemia de covid-19, investiu mais de 180 mil euros no combate à doença, tendo ainda implementado 50 medidas de apoio às famílias e empresas.

14h32 - Oito em cada dez brasileiros (79%) consideram que a pandemia de covid-19 está fora de controlo no país, segundo uma sondagem do Instituto DataFolha, divulgada esta sexta-feira pelo jornal Folha de S.Paulo.

14h14 - O prefeito da cidade brasileira do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou esta sexta-feira o encerramento das praias na tentativa de limitar a contaminação pelo novo coronavírus, num momento em que os internamentos atingem recorde.

14h10 - A Câmara de Lisboa inicia em 31 de março um plano de testagem em massa gratuito, destinado aos residentes das freguesias do concelho com mais de 120 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, foi anunciado esta sexta-feira.

14h02 - O boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta sexta-feira revela que Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 11 mortes e 568 novos casos de Covid-19.

O relatório das autoridades de saúde indica que há uma ligeira subida do Rt (indicador de transmissibilidade). Na passada quarta-feira, data da atualização mais recente, era de 0,84 (0,80 no continente) e é hoje de 0,86 (0,84 no continente). Portugal mantém-se na zona verde da matriz de risco, com uma incidência 87,2 casos de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 por 100 000 habitantes (75,7 no continente).

13h37 - Até ao momento, já foram administradas em Portugal 1.280.409 doses da vacina contra a Covid-19. 

13h30 - As unidades de saúde dos Açores retomaram hoje os contactos de agendamento da administração das vacinas da AstraZenca contra a covid-19, mas a Direção Regional da Saúde admitiu que algumas pessoas já a recusaram.

13h23 - Fernando Medina confirmou, ao início da tarde desta sexta-feira, no Twitter, que Lisboa vai ter um "plano de testagem em massa e gratuito". Trata-se de uma "medida essencial para controlar o número de infetados e diminuir os focos de contágio". 

12h57 - A Secretária-Geral do Conselho da Europa, Marija Pejcinovic, levantou dúvidas sobre o certificado de vacinação contra a covid-19 que a União Europeia está a preparar, considerando que poderá tornar-se "discriminatório", uma vez que abre a porta a um tratamento diferente entre as pessoas em função do seu estado de saúde.

12h50 - A Rússia registou, esta sexta-feira, mais 9.699 casos de Covid-19 e 443 mortos. 

12h35 - O boletim estatístico sobre mortalidade no contexto da pandemia da covid-19 divulgado hoje indica que entre 22 e 28 de fevereiro houve 2.506 mortes, menos oito do que a média, e entre 01 e 07 de março houve 2.299, menos 174 mortes do que a média das mesmas semanas entre 2015 e 2019.

Destes óbitos, 13,1% dos que aconteceram na última semana de fevereiro e 9,3% dos da primeira semana de março foram atribuídos à covid-19.

12h33 - Entre 22 e 28 de fevereiro houve 2.506 mortes, menos oito do que a média, e entre 01 e 07 de março houve 2.299, menos 174 mortes do que a média das mesmas semanas entre 2015 e 2019.

12h25 - O PCP admitiu esta sexta-feira discutir a proposta do ministro da Administração Interna de realizar as eleições autárquicas em dois fins de semana, mas alertou para a complexidade do processo, rejeitou "experimentalismos" e pediu "cautela".

12h15 - À margem da inauguração do centro de saúde na Nazaré, esta sexta-feira, o primeiro-ministro sublinhou a importância do investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que se tornou mais evidente durante a pandemia de Covid-19. "Estamos cheios de vontade de ir mais além" para que "se possa reforçar os programas de saúde comunitários e a saúde pública e para isso é preciso continuar a investir no SNS", destacou. 

12h10 - Os critérios para a venda dos testes rápidos nas farmácias ou em locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica autorizados serão conhecidos esta sexta-feira. Os supermercados também estão na 'corrida' e os que têm locais de venda de medicamentos tencionam vendê-los. 

12h04 - A vacinação contra a covid-19 decorre com normalidade no centro montado em Arganil, onde os idosos chegam com "confiança" na ciência, apesar de alguma ansiedade relativamente ao processo.

11h40 - A ministra da Saúde e o primeiro-ministro estão hoje na Nazaré na  Inauguração Centro de Saúde da Nazaré - USF Global. Esta inauguração acontece num ano em que ficou provada a importância do SNS, afirmou António Costa.

11h30 - O racismo parte da ignorância e, por isso, o conhecimento é a chave, frisou hoje a ministra da Presidência portuguesa, rejeitando a pandemia como desculpa para "adiar ou diminuir a importância" do problema.

11h20 - Apesar do número de infeções estar mais baixo, a DGS recorda que o vírus não desapareceu. 

11h04 - A Alemanha enfrenta um aumento "claramente exponencial" do número de infeções por covid-19, devido sobretudo à disseminação da variante detetada inicialmente no Reino Unido. "É bem possível que tenhamos, na Páscoa, uma situação semelhante à que vivíamos antes do Natal, com um número muito alto de casos, muitos casos graves e mortes, e hospitais sobrelotados", alertou o vice-presidente do Instituto de Saúde Pública Robert Koch.

10h49 - O selecionador de futebol de Inglaterra, o antigo futebolista Gareth Southate, defendeu que os jogadores sejam vacinados o quanto antes, devido ao risco a que estão submetidos com as viagens.

10h35 - O Fundo de Investimento Direto Russo (FIDR) e a farmacêutica indiana Stelis uniram-se para produzir um mínimo de 200 milhões de doses da vacina russa contra a covid-19, a Sputnik V, informou hoje o fundo soberano russo.

10h31 - Os atletas que vão representar o México nos Jogos Olímpicos já foram vacinados contra a Covid-19

10h30 - No âmbito das restrições impostas aos comerciantes devido à pandemia da Covid-19 e ciente de que o comércio online é uma área em ascensão, a Câmara de Lisboa aprovou a criação de uma espécie de marketplace, plataforma em que os lojistas poderão “desenvolver as suas atividades de comércio online através de um portal único do município de Lisboa”.

10h26 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai ser vacinado, esta sexta-feira, com a vacina da AstraZeneca para provar que esta é segura.

10h16 - Os restaurantes e a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF), no distrito de Coimbra, consideram "necessárias" as medidas relativamente à Páscoa e apelam à "prudência para um verão melhor".

10h08 - A Câmara de Lisboa está a preparar uma campanha de testagem "universal e gratuita" em que cada munícipe irá poder realizar, de forma gratuita, dois testes rápidos de antigénio mensalmente. A informação, avançada pelo Público esta sexta-feira e confirmada ao Notícias ao Minuto por fonte oficial da autarquia, indica que esta testagem vai ser levada a cabo nas freguesias da capital que apresentem incidência cumulativa a 14 dias superior a 120 novos casos por 100 mil habitantes.

09h43 - A Agência Europeia do Medicamento partilha hoje um resumo da vacinação na Europa, fazendo referência as vacinas que estão aprovadas e as suas avaliações a cada uma delas.

09h40 - Foi publicado, esta sexta-feira, em Diário da República o despacho que prevê a constituição de uma task force de ciências comportamentais no âmbito da pandemia. Os elementos, que vão assessorar o Governo quanto à melhor forma de passar a mensagem às populações sobre os comportamentos indicados para combater a Covid-19, não vão auferir qualquer remuneração. 

09h30 - Um novo estudo indica que adultos que coabitam com crianças têm um risco 4% superior de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19.

08h59 - Quem se recusar a tomar a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 perderá a prioridade no plano de vacinação. O aviso é feito pelo responsável pela task force, o vice-almirante Gouveia e Melo, referindo que, mesmo na última fase da operação, será imunizado com a vacina que estiver disponível. “O princípio no processo de vacinação é a não escolha da vacina, porque as vacinas aprovadas são igualmente boas e seguras”, justifica.

08h54 - O Dia do Pai foi hoje relembrado pelo primeiro-ministro que na sua conta de Instagram refere que, mesmo com máscaras e distância, continua a ser um dia muito feliz.

08h50 - O Governo não deverá permitir que o Grande Prémio da Fórmula 1 em Portugal, que se realiza entre 30 de abril e 2 de maio, tenha público nas bancadas. No futebol, a intenção do Executivo é a mesma, o que quer dizer que os adeptos só devem voltar aos estádios depois de meados de maio, avança o Expresso, esta sexta-feira, citando fonte do Governo. 

08h45 - A vice-presidente executiva da Comissão Europeia Margrethe Vestager afirma esperar que o livre-trânsito digital, proposto por Bruxelas, permita um "verão normal" na União Europeia (UE), dizendo contar com a presidência portuguesa para conseguir avanços rápidos no Conselho.

08h40 - Os Estados Unidos da América (EUA) contabilizaram mais 60.323 infeções pelo SARS-CoV-2 e 1.375 mortes nas últimas 24 horas, de acordo com o balanço mais recente feito pela Universidade Johns Hopkins, às 20:00 locais (00:00 em Lisboa).  

08h10 - O México registou 698 mortes causadas por covid-19 e 6.726 casos nas últimas 24 horas, informaram na quinta-feira as autoridades mexicanas.

08h00 - As autoridades timorenses anunciaram hoje 23 novos casos da covid-19 em Timor-Leste em 24 horas, novo máximo diário, elevando para 138 o total de casos ativos no país, anunciou um porta-voz.

07h44 - O ministro da Administração Interna disse hoje que no final da pandemia terá de ser revisto o quadro legal da resposta a emergências sanitárias, uma vez que o estado de emergência foi pensado para outro tipo de situações. "Foi pedido à Provedoria de Justiça que tivesse um contributo ativo nessa natureza. Todo este quadro legal, a começar pela lei do estado de emergência, foi pensado para outro tipo de situações", afirmou.

07h41 - Liang Wannian, principal perito chinês da missão da Organização Mundial da Saúde (OMS) para estudar as origens do SARS-CoV-2, excluiu hoje a possibilidade de uma fuga laboratorial ter originado a pandemia, contrariando o diretor-geral da OMS.

07h40 - O conselheiro delegado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Invest James Scriven considerou na quinta-feira que o impacto económico da pandemia na América Latina não se vai sentir durante cerca de um ano, mas os indicadores preveem que será "devastador".

07h38 - Os infetados com o SARS-CoV-2 assintomáticos impulsionam "silenciosamente" a propagação da pandemia e contrariam os esforços para a mitigar, por isso controlar estes doentes é a 'chave' para conter a covid-19, e acordo com especialistas da Universidade de Georgetown.

07h37 - A PSP e a GNR detiveram 911 pessoas, 303 das quais por desobediência ao confinamento obrigatório, e encerraram 3.882 estabelecimentos desde o início da pandemia, em março de 2020.

07h35 - O ministro da Administração Interna disse hoje que foram dadas indicações em janeiro às forças de segurança para reforçarem a fiscalização, orientações consideradas necessárias devido ao grande aumento do número de casos de covid-19 no país.

07h32 - A Alemanha regista, esta sexta-feira, 17.482 novos infetados com Covid-19 em apenas 24 horas.  Segundo os dados atualizados do Instituto Robert Koch, há ainda a lamentar 226 mortos, para um total de 74.358 vítimas mortais desde o início da pandemia.

07h30 - O ministro da Administração Interna disse hoje que o plano plurianual de admissões nas forças de segurança foi "de algum modo afetado" pela pandemia, mas avançou com "recrutamentos adicionais" a partir deste ano para a PSP e GNR.

07h27 - A Índia contabilizou 154 mortes por covid-19 e 39.726 casos nas últimas 24 horas, registando o maior número diário de infeções deste ano pelo terceiro dia consecutivo, segundo o Ministério da Saúde indiano.

07h25 - O Presidente argentino, Alberto Fernández, procurou na quinta-feira acalmar a população perante a escassez de vacinas existentes no país para enfrentar a chegada da segunda vaga da covid-19 em abril.

07h24 - O diretor do Centro Europeu do Sono defendeu que deve haver uma estratégia coordenada para contrariar as consequências da pandemia e do confinamento na qualidade do sono dos portugueses, que tem influência a nível cardiovascular, respiratório e mental.

07h23 - O ministro da Administração Interna admitiu hoje a possibilidade das eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro, se realizarem em dois fins de semana devido à pandemia de covid-19.

07h20 - A circulação entre concelhos em Portugal continental volta a estar proibida entre as 20h00 de hoje e as 05h00 de segunda-feira, sem prejuízo das exceções previstas, no âmbito do estado de emergência para combater a pandemia de covid-19.

07h18 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: 911 detidos em um ano de pandemia; Haverá "verão normal"?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório