Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Putin desafia Biden para uma conversa "em direto" na 6.ª ou 2.ª feira

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs hoje ao seu homólogo norte-americano uma discussão difundida "em direto" para os próximos dias, após Joe Biden o ter qualificado de "assassino, originando uma acesa troca de palavras entre os dois líderes.

Putin desafia Biden para uma conversa "em direto" na 6.ª ou 2.ª feira
Notícias ao Minuto

18:25 - 18/03/21 por Lusa

Mundo Putin

"Gostaria de propor ao Presidente Biden de prosseguir a nossa discussão mas na condição que o façamos em direto, em linha como se diz", declarou Putin, ao assinalar que esta conversa "aberta e direta" seria "interessante para o povo russo, para o povo americano e para muitos outros países", e considerando que os dois países, enquanto "as maiores potências nucleares", têm "uma responsabilidade especial para [garantir] a segurança estratégica no planeta".

O líder do Kremlin acrescentou que a conversa deverá decorrer "sem atrasos", na sexta-feira ou na próxima segunda-feira.

"Este fim de semana quero ir para a taiga [floresta boreal russa] descansar um pouco. Assim, poderia ser na sexta-feira, ou na segunda-feira", declarou o Presidente russo, que se exprimiu à margem de um evento no estádio Loujniki de Moscovo destinado a celebrar a anexação da península da Crimeia em 2014, e que deu início a uma fase de relações de crescente tensão entre a Rússia e o Ocidente.

Putin assegurou que iria "pedir ao Ministério dos Negócios Estrangeiros" que desse início a este encontro virtual, nas declarações transmitidas pela cadeia televisiva Rossia 24.

"Poderíamos falar das relações bilaterais e a estabilidade estratégica, para além da resolução de conflitos (...) e sobre os problemas que a humanidade enfrenta atualmente, como a luta contra a pandemia, entre outros temas", assinalou.

"Para não dirigirmos ofensas à distância devemos manter as relações", sublinhou.

Pouco antes, Putin respondeu com desejos de "boa saúde" ao ataque pessoal do seu homólogo norte-americano, com 78 anos, que colocou as relações entre Moscovo e Washington num limiar de um grave conflito diplomático.

"Sobre as declarações do meu colega norte-americano, nós, como ele disse, conhecemo-nos pessoalmente. O que lhe responderia? Eu dir-lhe-ia: 'Tenha boa saúde'. O desejo de boa saúde", afirmou o Presidente russo.

Putin recordou ainda que na sua juventude se respondiam a insultos com a frase "quem o diz é quem o é", numa alusão à utilização de determinados qualificativos, neste caso o de "assassino", como sugeriu numa recente entrevista televisiva o Presidente dos EUA ao referir-se ao seu homólogo russo.

Leia Também: Afirmações de Biden refletem o passado conturbado dos EUA, diz Putin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório