Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

NSA garante que guarda menos de 30% dos dados telefónicos

A Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em Inglês) guarda menos de 30% dos dados de todas as chamadas telefónicas feitas nos EUA, muito menos do que adiantado inicialmente, segundo relatos na imprensa.

NSA garante que guarda menos de 30% dos dados telefónicos
Notícias ao Minuto

06:52 - 08/02/14 por Lusa

Mundo Escutas

Os congressistas norte-americanos tinham sugerido que o controverso programa de espionagem telefónica da NSA apanhava quase todas as chamadas telefónicas nos EUA, mas vários agentes garantiram ao Washington Post e ao Wall Street Journal que a agência tem tido problemas em espiar os telemóveis.

A "explosão" do número de aparelhos portáteis tem apresentado problemas logísticos e técnicos para a agência, que, segundo aqueles jornais, tem um conjunto maior de registos telefónicos obtidos dos aparelhos fixos.

O programa controverso, revelado durante a presidência de George W. Bush, controla os dados telefónicos, incluindo os números marcados e a duração as chamadas, mas não o conteúdo das conversas.

A recolha de dados já cobriu quase 100% dos registos telefónicos, mas no último ano caiu para um valor entre 20% e 30%, garantiram agentes retirados e no ativo àquelas publicações.

A NSA está a procurar reduzir a diferença e pretende obter ordens judiciais para forçar empresas de telecomunicações para entregarem os dados telefónicos.

O atual programa não inclui pelo menos duas empresas das comunicações sem fios -- a Verizon Wireless e a T-Mobile --, segundo o Wall Street Journal, e não está claro se inclui as chamadas feitas através da internet.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório